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Título : Contradições e desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social : uma reflexão a partir da realidade da UFPE
Autor : CARMO, Kátia Albuquerque Vieira do
Palabras clave : Serviço Social; Estágio Supervisionado; Formação Profissional; Exercício Profissional
Fecha de publicación : 21-oct-2024
Citación : CARMO, Kátia Albuquerque Vieira do. Contradições e desafios contemporâneos do estágio supervisionado em Serviço Social : uma reflexão a partir da realidade da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo refletir sobre os atuais desafios presentes no processo de estágio curricular supervisionado em Serviço Social, a partir da realidade da Universidade Federal de Pernambuco. Buscou-se identificar as diferentes concepções do significado do estágio supervisionado curricular para a formação profissional dos assistentes sociais na trajetória do Serviço Social no Brasil; caracterizar os principais aspectos socioeconômicos e político-ideológicos da realidade contemporânea que incidem diretamente no trabalho profissional e, consequentemente, sobre o estágio supervisionado em Serviço Social; e, por fim, relacionar as tendências socioeconômicas e político-ideológicas mais universais em curso no contexto atual com a dimensão singular da realidade do estágio supervisionado em Serviço Social na UFPE. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa-exploratória, com a apreensão de conhecimentos por meio da realização de pesquisa bibliográfica e documental. A análise do objeto foi fundamentada na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Concluímos que, no processo de estágio supervisionado, a implementação dos pressupostos defendidos no aparato legal da profissão ainda encontra dificuldades para se efetivar plenamente. Os múltiplos entraves decorrentes das transformações no mundo do trabalho impactam o exercício profissional, a formação profissional e o estágio supervisionado, que é uma parte intrínseca desses processos. Na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente, identificamos obstáculos que, aliados às adversidades enfrentadas nos campos de estágio, comprometem este componente prático-pedagógico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59188
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

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