Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5918
Título: Gestão da disposição final do lixo : um desafio à administração pública do Recife
Autor(es): GUSMÃO, Roberto Duarte
Palavras-chave: Administração; Destinação; Energia; Lixo; Meio-Ambiente; Planejamento; Tecnologia
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Duarte Gusmão, Roberto; Benzaquen Sicsu, Abraham. Gestão da disposição final do lixo : um desafio à administração pública do Recife. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: O tratamento e a destinação final do lixo urbano constituem um problema em escala mundial e vêm ocupando crescente espaço na agenda das gestões municipais brasileiras. Com a recente aprovação do Protocolo de Kyoto, criou-se uma oportunidade rara de financiamento de tais serviços, provocando o interesse de grandes grupos privados nacionais e internacionais. Por outro lado, com o agravamento da questão energética nacional, a geração distribuída entrou no cenário do planejamento energético brasileiro. As empresas passaram a preocupar-se com a geração própria de energia elétrica por meios convencionais ou de fontes alternativas. Nesse cenário, o aproveitamento energético do lixo urbano, mediante técnicas de co-geração de energia, apresenta-se como oportunidade para a realização desse objetivo. A gestão dos resíduos sólidos urbanos, no município do Recife, principalmente em sua destinação final, com a presença de catadores trabalhando em lixões e aterros controlados, ou mesmo nas ruas, da cidade tem chamado a atenção da população para um desafio, que vai além dos aspectos ambientais e econômicos. Este trabalho objetivou caracterizar o problema do tratamento e destinação final do lixo, na cidade do Recife, sob a ótica do planejamento institucional e da elaboração de soluções integradas, que tenham, simultânea e comprovadamente, viabilidade de uso comercial e atendam a aspectos sociais, ambientais, tecnológicos e econômicos. Em face disso, o modelo proposto por esta dissertação foi analisado pelos recursos técnicos dos métodos de Valor Presente Líquido, Taxa Interna de retorno e Análise de Sensibilidade. Os resultados alcançados demonstraram a viabilidade das combinações de alternativas sugeridas no estudo, sob os aspectos sociais, ambientais, tecnológicos e econômicos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5918
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7449_1.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.