Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5915
Title: Análise dos processos de implementação dosistema da gestão da qualidade baseados na NormaISO 9001 : 2000 em empresas da construção civil
Authors: Melo, Renata Maciel de
Keywords: Construção civil; ISO 9001:2000; Gestão da qualidade
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maciel de Melo, Renata; Dumke de Medeiros, Denise. Análise dos processos de implementação dosistema da gestão da qualidade baseados na NormaISO 9001 : 2000 em empresas da construção civil. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Este trabalho visa a apresentar os principais aspectos que norteiam a gestão da qualidade. Nele, o enfoque dado foi ao processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Construção Civil, tendo sido explanada a normalização existente referente à qualidade, desde a série de normas ISO 9000:2000 até as políticas de qualidade voltadas a este segmento. O modelo de implementação de três autores, a atuação dos ambientes da qualidade on-line, in-line e off-line e os oito princípios de qualidade foram abordados. Foram pesquisadas quatro construtoras da Região Metropolitana do Recife com entrevistas, questionários e visitas técnicas. A partir dos dados coletados e pesquisados, foi elaborado um modelo, intitulado Pontos Chaves do Processo de Implementação, composto por onze etapas, que tem como objetivo auxiliar as empresas a implantarem o SGQ ou a reavaliarem seu sistema de maneira eficaz. Três importantes etapas, não muito exploradas na literatura, foram enfatizadas no modelo: aspectos que impulsionaram a implementação, diagnóstico crítico e melhoria contínua. A primeira apresenta a importância de se trabalhar pró - ativamente tendo como motivação a satisfação do cliente e um produto final com qualidade. A segunda retrata a realidade do processo produtivo e serve de base para a tomada de decisões. A terceira exige a interação dos três ambientes da qualidade e o envolvimento de pessoas de todos os setores com visões diferentes do processo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5915
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7447_1.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.