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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59137
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Título: | AUTOMUTILAÇÃO EM ADOLESCENTES ESCOLARES: UMA ANÁLISE DE CONCEITO |
Autor(es): | Costa, Alessandra de Andrade |
Palavras-chave: | Automutilação; Adolescentes; Saúde mental; Escolar |
Data do documento: | 8-Out-2024 |
Citação: | Costa, Alessandra de Andrade. Automutilação em adolescentes escolares: uma análise de conceito. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Introdução: A automutilação é praticada pelo indivíduo com o objetivo de expressar a dor emocional, aliviar a tensão e ou fazer com que a dor física substitua ou reduza a dor emocional, mas sem intenção suicida. É frequentemente verificada entre adolescentes escolares. Objetivo: Analisar o conceito de automutilação entre adolescentes escolares. Método: Trata-se de um estudo de análise de conceito baseado no referencial do modelo proposto por Walker e Avant (2011). Para realizar a análise conceitual, realizou uma revisão de escopo utilizando as recomendações de JBI. A busca foi realizada, no período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024 na Medline/PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, CINAHL (EBSCO), PsycInfo, LILACS (Via BVS), Index Psicologia, BDENF (Via BVS), Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), ProQuest Dissertation and Thesis e Google Scholar. Foram utilizados os descritores “automutilação”, “adolescentes”, “estudantes” e seus correlatos. Foram encontrados 14.151 artigos e após os critérios de elegibilidade restou 18 publicações. A literatura cinzenta foi verificada a partir da lista de referências e 863 itens foram identificados. Destes, foram incluídos 11 novos estudos de acordo com os critérios de elegibilidade. Totalizando 29 estudos para a análise de conceito. Resultados: Identificou-se que os atributos encontrados para a automutilação para adolescentes escolares podem definir esse fenômeno como um dano ou lesão em qualquer parte do tecido corporal realizada pelo próprio indivíduo a si mesmo de forma deliberada sem a intenção suicida. Sendo identificados 41 antecedentes, sendo os mais citados pela literatura foram: Abuso de substâncias; Ansiedade excessiva; Sexo feminino; Sintomas depressivos; Indivíduos que vivenciam baixo desempenho acadêmico; Indivíduos que vivenciam bullying; e Relações interpessoais perturbadas. E identificados 25 consequentes, sendo os mais observados, foram: Ansiedade excessiva; Desenvolvimento de transtornos mentais; Obtenção do alívio; Presença de cicatrizes; e Tentativa de suicídio. Conclusão: Com a identificação dos atributos definidores, os eventos que antecedem e que sucedem automutilação entre adolescentes escolares, foi possível clarear este fenômeno e assim possibilitar a construção de um planejamento com intervenções direcionadas as reais necessidades do jovem escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59137 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
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