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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59123

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Katia Silva-
dc.contributor.authorBARROS, Maria Larissa dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-10T12:13:53Z-
dc.date.available2024-12-10T12:13:53Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2024-12-05-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Larissa dos Santos. Prova: quem poderá substitui-la? O que dizem os professores?. 2024. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59123-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar quais instrumentos de avaliação são utilizados por um grupo de professores do Ensino Médio, analisando em que medida podem ser compreendidos como inovadores, em um contexto hipotético de ausência da prova. A problemática que nos instiga é: quais instrumentos de avaliação seriam utilizados caso a avaliação tradicional — a prova — fosse removida? Argumentamos que, nesse contexto, a concepção de avaliação que sustenta as práticas avaliativas dos professores pode levá-los a se dedicar à criação de métodos e instrumentos avaliativos que ajudem a consolidar o processo de aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa, tendo como instrumento metodológico de produção de dados o questionário. Os principais referenciais teóricos que embasaram a pesquisa foram Moretto (2001; 2022), Mendez (2002), Camargo (2010) e Luckesi (2011). A construção dos dados apontou que os professores conseguem apresentar instrumentos, porém com escolhas restritivas e centradas em instrumentos de domínio didático-pedagógico mais usuais, como seminários, testes e simulados. Esse resultado aponta para a necessidade de reflexões sobre a formação dos professores, a fim de discutir a importância do uso de diversos instrumentos de avaliação.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProvapt_BR
dc.titleProva: quem poderá substituí-la? O que dizem os professores?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Karla Wanessa Henrique Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxThis course completion work aims to identify which assessment instruments are used by a group of high school teachers, analyzing the extent to which they can be understood as innovative, in a hypothetical context of the absence of the test. The problem that instigates us is which assessment instrument would be used if the traditional assessment - the test - was removed? We argue that in this context, the conception of assessment that supports teachers' assessment practices can lead them to engage in a process of didactic-pedagogical creation of assessment methods and instruments to consolidate the learning process. In this sense, the work is characterized as quantitative and qualitative research (quanti-qualitative research), using the questionnaire as a methodological instrument for data collection. The main theoretical references that supported the research were Morreto (2001) Mendez (2002) Camargo (2010) Luckesi (2011) and Moretto (2022). The construction of the data showed that teachers are able to present instruments, but their choices are restricted by more common didactic-pedagogical domain instruments such as seminars, tests, simulations. This result points us to the need for reflections on teacher training, in order to discuss the importance of using different assessment instruments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0150600124255597pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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