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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59123
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CUNHA, Katia Silva | - |
dc.contributor.author | BARROS, Maria Larissa dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T12:13:53Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T12:13:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Maria Larissa dos Santos. Prova: quem poderá substitui-la? O que dizem os professores?. 2024. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59123 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar quais instrumentos de avaliação são utilizados por um grupo de professores do Ensino Médio, analisando em que medida podem ser compreendidos como inovadores, em um contexto hipotético de ausência da prova. A problemática que nos instiga é: quais instrumentos de avaliação seriam utilizados caso a avaliação tradicional — a prova — fosse removida? Argumentamos que, nesse contexto, a concepção de avaliação que sustenta as práticas avaliativas dos professores pode levá-los a se dedicar à criação de métodos e instrumentos avaliativos que ajudem a consolidar o processo de aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa, tendo como instrumento metodológico de produção de dados o questionário. Os principais referenciais teóricos que embasaram a pesquisa foram Moretto (2001; 2022), Mendez (2002), Camargo (2010) e Luckesi (2011). A construção dos dados apontou que os professores conseguem apresentar instrumentos, porém com escolhas restritivas e centradas em instrumentos de domínio didático-pedagógico mais usuais, como seminários, testes e simulados. Esse resultado aponta para a necessidade de reflexões sobre a formação dos professores, a fim de discutir a importância do uso de diversos instrumentos de avaliação. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Instrumentos de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prova | pt_BR |
dc.title | Prova: quem poderá substituí-la? O que dizem os professores? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Karla Wanessa Henrique Silva | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course completion work aims to identify which assessment instruments are used by a group of high school teachers, analyzing the extent to which they can be understood as innovative, in a hypothetical context of the absence of the test. The problem that instigates us is which assessment instrument would be used if the traditional assessment - the test - was removed? We argue that in this context, the conception of assessment that supports teachers' assessment practices can lead them to engage in a process of didactic-pedagogical creation of assessment methods and instruments to consolidate the learning process. In this sense, the work is characterized as quantitative and qualitative research (quanti-qualitative research), using the questionnaire as a methodological instrument for data collection. The main theoretical references that supported the research were Morreto (2001) Mendez (2002) Camargo (2010) Luckesi (2011) and Moretto (2022). The construction of the data showed that teachers are able to present instruments, but their choices are restricted by more common didactic-pedagogical domain instruments such as seminars, tests, simulations. This result points us to the need for reflections on teacher training, in order to discuss the importance of using different assessment instruments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0150600124255597 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC MARIA LARISSA DOS SANTOS BARROS.pdf | 426,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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