Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59046
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | ARANDAS, José Gilbson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T12:41:54Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T12:41:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-24 | - |
dc.identifier.citation | ARANDAS, José Gilbson da Silva. A permanência sob a ótica dos discentes: fatores que determinam a continuidade no curso de Licenciatura em Física no CAA-UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59046 | - |
dc.description.abstract | A evasão escolar é um fenômeno comum em todo país, atingindo diferentes níveis de ensino, inclusive o ensino superior. Esta pesquisa tem como objetivo analisar fatores que determinam a permanência dos licenciandos em Física da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (CAA-UFPE). Foram entrevistados dez licenciandos sendo três do segundo período, três do quinto período e quatro do nono período, para investigar quais foram suas motivações e fatores que ocorreram para pensar na permanência do curso e de que modo a instituição pode fomentar a persistência dos demais alunos. A análise terá uma organização direcionada a partir das perguntas elaboradas. Entre os fatores mais relevantes que se caracterizam como dificuldades em permanecer no curso de licenciatura em Física da UFPE-CAA podemos apontar: a) a dificuldade em conciliar estudo com o trabalho; b) frustração em relação ao curso, podendo ser causadas pelas dificuldades em relação à matemática básica e c) metodologia adotada por alguns professores, que por vezes não favorece a aprendizagem. Desta forma, o estudo sugere a necessidade de se aprofundar na discussão sobre as dificuldades específicas dos alunos, algumas dessas anteriores ao ensino superior. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | A permanência sob a ótica dos discentes: fatores que determinam a continuidade no curso de Licenciatura em Física no CAA-UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2997365004666029 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | School dropout is a common phenomenon across the country, affecting different levels of education, including higher education. This research aims to analyze factors that determine the retention of Physics graduates at the Federal University of Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (CAA-UFPE). Ten undergraduate students were interviewed, three from the second period, three from the fifth period and four from the ninth period, to investigate what their motivations and factors occurred when thinking about continuing the course and how the institution can encourage the persistence of other students. The analysis will be organized based on the questions created. Among the most relevant factors that characterize difficulties in remaining in the Physics degree course at UFPE-CAA, we can point out: a) the difficulty in reconciling study with work; b) frustration in relation to the course, which may be caused by difficulties in relation to basic mathematics and c) methodology adopted by some teachers, which sometimes does not favor learning. In this way, the study suggests the need to delve deeper into the discussion about students' specific difficulties, some of which precede higher education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC José Gilbson da Silva Arandas.pdf | 455,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons