Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59046

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorARANDAS, José Gilbson da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-03T12:41:54Z-
dc.date.available2024-12-03T12:41:54Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.date.submitted2024-11-24-
dc.identifier.citationARANDAS, José Gilbson da Silva. A permanência sob a ótica dos discentes: fatores que determinam a continuidade no curso de Licenciatura em Física no CAA-UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59046-
dc.description.abstractA evasão escolar é um fenômeno comum em todo país, atingindo diferentes níveis de ensino, inclusive o ensino superior. Esta pesquisa tem como objetivo analisar fatores que determinam a permanência dos licenciandos em Física da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (CAA-UFPE). Foram entrevistados dez licenciandos sendo três do segundo período, três do quinto período e quatro do nono período, para investigar quais foram suas motivações e fatores que ocorreram para pensar na permanência do curso e de que modo a instituição pode fomentar a persistência dos demais alunos. A análise terá uma organização direcionada a partir das perguntas elaboradas. Entre os fatores mais relevantes que se caracterizam como dificuldades em permanecer no curso de licenciatura em Física da UFPE-CAA podemos apontar: a) a dificuldade em conciliar estudo com o trabalho; b) frustração em relação ao curso, podendo ser causadas pelas dificuldades em relação à matemática básica e c) metodologia adotada por alguns professores, que por vezes não favorece a aprendizagem. Desta forma, o estudo sugere a necessidade de se aprofundar na discussão sobre as dificuldades específicas dos alunos, algumas dessas anteriores ao ensino superior.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleA permanência sob a ótica dos discentes: fatores que determinam a continuidade no curso de Licenciatura em Física no CAA-UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2997365004666029pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxSchool dropout is a common phenomenon across the country, affecting different levels of education, including higher education. This research aims to analyze factors that determine the retention of Physics graduates at the Federal University of Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (CAA-UFPE). Ten undergraduate students were interviewed, three from the second period, three from the fifth period and four from the ninth period, to investigate what their motivations and factors occurred when thinking about continuing the course and how the institution can encourage the persistence of other students. The analysis will be organized based on the questions created. Among the most relevant factors that characterize difficulties in remaining in the Physics degree course at UFPE-CAA, we can point out: a) the difficulty in reconciling study with work; b) frustration in relation to the course, which may be caused by difficulties in relation to basic mathematics and c) methodology adopted by some teachers, which sometimes does not favor learning. In this way, the study suggests the need to delve deeper into the discussion about students' specific difficulties, some of which precede higher education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Gilbson da Silva Arandas.pdf455,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons