Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59037

Compartilhe esta página

Título: LETRAMENTO EM SAÚDE DE PUÉRPERAS E OS CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA
Autor(es): NASCIMENTO, ADRIELLY DORNELAS GONÇALVES DO
BEZERRA, ESTER MARIA DOS SANTOS
Palavras-chave: Letramento em saúde; Puérperas; Recém-nascido; Atenção primária à saúde; Cuidado da criança; Enfermagem.
Data do documento: 23-Ago-2024
Citação: Nascimento, Adrielly Dornelas Gonçalves do. BEZERRA, Ester Maria dos Santos. LETRAMENTO EM SAÚDE DE PUÉRPERAS E OS CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA. Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: A estratégia 5° Dia de Saúde Integral caracteriza-se como um conjunto de ações de saúde essenciais ofertados para mãe e filho pela atenção básica de saúde, preferencialmente entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido. O letramento em saúde, por sua vez, representa um importante recurso para a promoção da saúde e prevenção de agravos, além de aumentar o potencial das mães em cuidar dos seus filhos. Objetivo: Avaliar o letramento em saúde de puérperas e sua relação com os cuidados de saúde ao recém-nascido preconizados pela estratégia 5° Dia de Saúde Integral. Material e método: Estudo transversal, quantitativo, realizado no alojamento conjunto de um hospital-escola do Recife, Pernambuco. A coleta de dados ocorreu entre fevereiro-abril 2023, com a participação de 96 puérperas. O letramento em saúde foi avaliado pelo instrumento Health Literacy Scale (HLS-14). Realizou-se análise bivariada, com o teste Qui-quadrado ou Exato de Fisher, para verificar a associação entre o letramento em saúde das puérperas e os cuidados de saúde ao neonato. Resultados: O letramento em saúde foi considerado alto em 48 (56%) entrevistadas. Participaram da segunda fase da coleta 85 binômios mãe-bebê. Identificou-se que 63 (74,1%) neonatos estavam em aleitamento materno exclusivo, 84 ganharam peso (98,8%), 23 adoeceram (27,1%), 83 realizaram o teste do pezinho (97,6%). Não houve associação do letramento em saúde com a realização da consulta pós-alta (p=0,287) nem com o tipo de alimentação do neonato (p=0,226). Conclusão: Embora a maioria das mulheres tenha apresentado um letramento em saúde adequado, não houve associação entre o letramento das puérperas e os cuidados ao RN na Estratégia 5° dia de saúde integral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59037
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Adrielly+Ester (1).pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons