Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59015
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Cicero Vinícius da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T12:54:21Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T12:54:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.citation | DA SILVA, Cícero Vinícius. A dinâmica da aviação: uma proposta de contextualização do Princípio de Bernoulli no Ensino Médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59015 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista os desafios no Ensino de Física e a necessidade de novas metodologias para a melhoria desse ensino, este trabalho apresenta uma sequência didática que tem como objetivo relacionar conceitos do Princípio de Bernoulli com a aviação, para o ensino médio. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica dos primeiros dados na história da aviação, como as primeiras tentativas de voo, os primeiros estudos e contribuições para a construção de aeronaves, até a aviação moderna e seus avanços tecnológicos. O conceito físico do Princípio de Bernoulli é explorado para justificar sua importância conceitual e sua aplicação na Física e no dia a dia. Também é feita a análise de trabalhos que envolvem estudos sobre aviação voltados para o ensino médio a fim de averiguar o potencial didático da aviação para o Ensino de Física. A sequência didática foi aplicada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do agreste de Pernambuco e buscou contribuir para o conhecimento dos alunos com uma forma de aprendizagem contextualizada. A participação e comentários dos alunos foram expressivos em diversas atividades como: aula expositiva-dialogada, experimentação e atividade impressa. A sequência didática mostrou que sua aplicação foi positiva para o ensino e a aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 86p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aviação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física no Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Princípio de Bernoulli | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.title | A dinâmica da aviação: uma proposta de contextualização do Princípio de Bernoulli no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0970046617475510 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Taking into account the challenges of Physics Teaching and the need for new methodologies to improve this teaching, this work presents a proposal for a didactic sequence that aims to relate concepts from Bernoulli's Principle with aviation for high school. The research starts from a bibliographical review of the first data in the history of aviation, such as the first flight tests, the first studies and contributions to the construction of aircraft, up to modern aviation and its technological advances. The physical concept of Bernoulli's Principle is explored to understand its conceptual importance and its application in Physics and everyday life. An analysis of works involving studies on special aviation for high school is also carried out in order to evaluate the didactic potential of aviation for Physics Teaching. The didactic sequence was applied in the third year of high school at a public school in rural Pernambuco and sought to contribute to students' knowledge with a contextualized form of learning. Student participation and comments in activities such as: expository-dialogue class, experimentation and printed activity showed that the application was positive for teaching-learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CÍCERO VINÍCIUS DA SILVA.pdf | 8,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons