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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59011

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Título: Neurofeedback em alunos universitários para reduzir ansiedade
Autor(es): OLIVEIRA, Tayzes Hagabea Dantas de
Palavras-chave: Ansiedade; Eletroencefalograma; Neurofeedback; Saúde mental; Treinamento
Data do documento: 11-Out-2024
Citação: De Oliveira, Tayzes Hagabea Dantas
Abstract: O presente trabalho aborda a utilização do neurofeedback (NFB) como ferramenta para a redução da ansiedade em estudantes universitários. A ansiedade é uma condição prevalente entre jovens universitários, especialmente devido à pressão acadêmica e a fatores de adaptação ao ambiente universitário. O NFB surge como uma abordagem promissora por ser não invasiva e não farmacológica, permitindo que os indivíduos aprendam a autorregular sua atividade cerebral. O estudo foi realizado com 21 voluntários, que passaram por 20 sessões de treinamento de NFB, além de mapeamento cerebral e avaliação de níveis de ansiedade através do Inventário de Ansiedade de Beck e da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). As sessões de NFB focaram no aumento do ritmo sensório-motor (SMR) e na redução das ondas beta altas (High-Beta), frequentemente associadas à ansiedade.A metodologia incluiu o uso de eletroencefalograma quantitativo (EEGq) para monitorar a atividade cerebral dos voluntários. As sessões de NFB foram realizadas com a utilização de jogos, onde os participantes eram recompensados com estímulos visuais e auditivos ao atingirem os padrões eletrofisiológicos desejados. Os resultados mostraram uma redução significativa nos escores dos questionários DASS-21 e Beck após o treinamento, indicando uma diminuição dos níveis de ansiedade, com valores p<0,0001 e p<0,05 respectivamente. Além disso, houve uma redução das oscilações beta (p<0,001) e high-Beta (p<0,0001), consideradas marcadores eletrofisiológicos da ansiedade, especialmente nas regiões temporais do cérebro. A análise estatística confirmou a eficácia do NFB, com reduções significativas tanto nos sintomas de ansiedade quanto nos marcadores cerebrais de alta frequência. A conclusão do estudo sugere que o NFB é uma abordagem eficaz para o tratamento da ansiedade em estudantes universitários, oferecendo uma alternativa viável aos tratamentos farmacológicos, com potencial para promover um melhor bem-estar emocional e controle dos sintomas ansiosos sem efeitos colaterais adversos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59011
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

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