Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58998

Comparte esta pagina

Título : Caracterização físico-química e investigação da atividade antioxidante e antimicrobiana do óleo fixo e do extrato etanólico Calophyllum brasiliense Cambess (guanandi)
Autor : SANTOS, Samara Ellen da Silva
Palabras clave : Biotecnologia vegetal; Calophyllum brasiliense; Óleo fixo; Extrato etanólico; Caatinga
Fecha de publicación : 8-oct-2024
Citación : SANTOS, Samara Ellen da Silva. Caracterização físico-química e investigação da atividade antioxidante e antimicrobiana do óleo fixo e do extrato etanólico Calophyllum brasiliense Cambess (guanandi). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Ao longo dos séculos, observa-se na humanidade, de maneira empírica ou cientificamente embasada, a utilização das plantas em diversas aplicações médicas e/ou cosméticas. Essa ação se dá pela presença de diversos compostos bioativos, resultantes dos processos metabólicos dessas plantas, que podem ser encontrados em quantidades diferentes dependendo da espécie vegetal e de questões intrínsecas a sua localização ambiental, clima, etc. Nesse contexto, as condições ambientais expressas na Caatinga brasileira possibilitam uma diversificação de espécies vegetais com diferentes composições bioativas. Dentre elas, destaca-se a Calophyllum brasiliense Cambess. Essa espécie é utilizada na obtenção de óleo fixo para produção de biocombustíveis e também já foi utilizada para obtenção de madeira e látex. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é obter e caracterizar o óleo fixo e o extrato dessa planta, assim como avaliar os potenciais de atividades antimicrobiano e antioxidante. Para analisar a atividade antioxidante do extrato foi utilizada a via de sequestro do radical livre 2,2-difenil-1- picrilhidrazil (DPPH) em concentrações variando de 7,81 a 1000 μg/mL. No que diz respeito à avaliação da atividade antimicrobiana, duaslinhagens bacterianas padrões Gram-positivas serão utilizadas, sendo elas a Staphylococcus aureus ATCC 12624 e a Staphylococcus epidermidis ATCC 33018. Foi realizada uma diluição seriada de polimixina-b, como controle positivo, e das amostras em concentrações variando de 1000 a 31,25 µg/mL. Como controle negativo foi utilizado 190 µL de meio e 10 µL de inóculo. Será realizada a investigação da concentração letal média (CL50) e da concentração inibitória mínima (MIC) que será definida como a menor concentração capaz de inibir o crescimento bacteriano. No que tange aos resultados, o índice de saponificação do óleo foi de 190,7 mg de KOH/g óleo, resultado dentro da faixa de especificação da IN 49/2006 (ANVISA), o índice de iodo foi na média de 130,89 g de I₂/100 g óleo e o índice de peróxidos foi 18,28 meq de O2/Kg. Para o extrato, o resultado do ensaio de espectroscopia UV-Vis revelou maior absorção na faixa de 550-700 nm, e os ensaios de toxicidade aguda apontam leve toxicidade do extrato. A marcha química revelou a presença de flavonoides e taninos. Com relação a atividade antimicrobiana e antioxidante, o extrato demonstrou atividade antioxidante, e o óleo apresentou atividade antimicrobiana. A partir dosresultados, visa-se a incorporação dessa espécie no desenvolvimento de bioprodutos com potenciais fitoterápicos e bioeconômicos que agreguem inovação e tecnologia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58998
Aparece en las colecciones: (CB - BM) - TCC - Biomedicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Samara Ellen da Silva Santos.pdf1,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons