Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58985

Compartilhe esta página

Título: Análise do perfil de glicose e manose em neoplasias prostáticas utilizando pontos quânticos conjugados a lectina de sementes de cratylia mollis 1,4
Autor(es): SANTANA, Douglas Fernandes da Silva
Palavras-chave: CramoLL; Pontos quânticos; Glicobiologia; Câncer; Câncer de próstata
Data do documento: 10-Out-2024
Citação: SANTANA, Douglas Fernandes da Silva. Análise do perfil de glicose e manose em neoplasias prostáticas utilizando pontos quânticos conjugados a lectina de cratylia mollis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O câncer de próstata é uma das formas mais comuns de câncer em homens, sendo a segunda maior causa de mortes por câncer no continente americano. Fatores como idade, etnia, genética, histórico familiar e estilo de vida são considerados de risco. Nos estágios iniciais, a doença pode ser assintomática, mas à medida que avança, surgem sintomas mais graves. O diagnóstico é feito por exames como o toque retal, níveis de antígeno prostático específico (PSA) e, finalmente, pela biópsia. A pesquisa em questão explora o uso de lectinas, proteínas que se ligam a carboidratos específicos, como uma alternativa biotecnológica para o estudo e tratamento do câncer de próstata. Especificamente, foca na lectina Cramoll 1,4, extraída das sementes da planta Cratylia mollis (feijão Camaratu), e seu potencial antitumoral e diagnóstico. A conjugação de Cramoll com pontos quânticos (PQs), nanopartículas fluorescentes, é destacada como uma técnica promissora para a marcação de glicose e manose em tecidos prostáticos normais e cancerosos. O objetivo da pesquisa foi analisar a expressão desses carboidratos em tecidos de próstata benignos e malignos usando o bioconjugado PQs-Cramoll. Os PQs de CdTe, estabilizados com ácido mercaptossuccínico, foram preparados e conjugados à lectina por adsorção. A capacidade do bioconjugado em marcar tecidos prostáticos foi avaliada por microscopia de fluorescência. A expressão de resíduos de glicose/manose foi detectada em tecidos de hiperplasia benigna prostática, neoplasia intraprostática e adenocarcinoma prostático. Os resultados mostraram, com base nos espectros de absorção dos PQs e do conjugado PQs-Cramoll, foi identificado um pico máximo de absorção dos PQs em 595,5 nm, com a concentração dos PQs de CdTe-AMS estimada em 4,76 μM e um diâmetro de 3,4 nm e o pico máximo de emissão foi de 628,48 nm para os PQs e de 625,47 nm para o conjugado PQs-Cramoll. Além disso, o bioconjugado PQs-Cramoll foi altamente eficaz e específico na marcação desses resíduos, especialmente em áreas celulares das glândulas dos tecidos analisados. No entanto, não foi observada marcação significativa na região estromal dos tecidos. Além disso, a inibição do bioconjugado com ovoalbumina confirmou a especificidade da ligação da lectina aos carboidratos presentes nos tecidos prostáticos, com uma redução significativa da fluorescência. A pesquisa conclui que a combinação de PQs com Cramoll representa uma ferramenta promissora para o estudo da expressão de glicose/manose em tecidos cancerígenos. Essa técnica pode contribuir para uma melhor compreensão do microambiente neoplásico e tem potencial para futuras aplicações no estudo do câncer de próstata.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58985
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DOUGLAS FERNANDES DA SILVA SANTANA.pdf5,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons