Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58982

Comparte esta pagina

Título : Avaliação do efeito radiomitigador in vitro do extrato de Ginkgo biloba em linfócitos do sangue periférico humano irradiado por meio do Ensaio de Cromossomos Dicêntricos
Autor : SILVA, Caio Victor Barros Gonçalves da
Palabras clave : Radiação Ionizante; Radiomitigador; Ginkgo biloba; Citogenética; Dosimetria Biológica
Fecha de publicación : 11-oct-2024
Citación : SILVA, Caio Victor Barros Gonçalves da. Avaliação do efeito radiomitigador in vitro do extrato de Ginkgo biloba em linfócitos do sangue periférico humano irradiado por meio do Ensaio de Cromossomos Dicêntricos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A ação genotóxica da radiação ionizante (RI) ocorre devido a sua ação direta e indireta no meio celular, que induz a formação de alterações cromossômicas instáveis. O Ensaio de Cromossomos Dicêntricos (DCA) é a técnica padrão ouro para identificação de indivíduos radioexpostos e quantificar a dose absorvida por meio do dano ocasionado no sistema biológico. Devido ao aumento de instalações radioativas em atividade, há a necessidade de identificar mecanismos para proteger ou mitigar o dano ocasionado pela radiação ionizante. A busca e estudos de radioprotetores e radiomitigadores de origem natural é de extrema importância, tendo em vista que os atuais medicamentos e o uso de substâncias sintéticas trazem efeitos colaterais aos indivíduos. Com isso, produtos naturais, como a Ginkgo biloba, apontam-se como opções devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, essenciais para a identificação de um potencial radiomitigador/radioprotetor. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o efeito radiomitigador in vitro de diferentes concentrações do extrato de Ginkgo biloba em linfócitos humanos irradiados com 2 Gy de radiação gama usando o Ensaio de Cromossomos Dicêntricos. A partir da seleção de um doador saudável, foram coletadas amostras de sangue periférico, sendo dividido em quatro grupos: um grupo controle não irradiado, um grupo irradiado sem tratamento e dois grupos irradiados tratados com as concentrações do extrato de Ginkgo biloba (Merck) de 0,025 μg/mL e 0,05 μg/mL. Os grupos irradiados foram expostos a uma dose absorvida de 2 Gy em uma fonte de 60Co (irradiador Gammacell 220) localizada no Departamento de Energia Nuclear (DEN-UFPE). Os grupos seguiram para cultura de linfócitos humanos seguindo o protocolo pré-estabelecido pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), interrompendo o ciclo celular na fase metafásica. Posteriormente, foram confeccionadas as lâminas e coradas com Giemsa a 5% para a análise microscópica. As frequências de alterações cromossômicas encontradas foram submetidas a uma análise estatística por meio do teste U de Papworth para verificar se as alterações cromossômicas seguiam a distribuição de Poisson. Foi visto que extrato de Ginkgo biloba possui uma tendência radiomitigadora tendo em vista ter produzido uma redução da frequência de alterações cromossômicas na concentração de 0,025 g/ml. Com isso, o extrato de Ginkgo biloba demostra tendência a ter um efeito radiomitigador podendo estar relacionado com o fato que suas moléculas antioxidantes conseguirem mediar o estresse oxidativo, ocasionado pela radiação ionizante ou até mesmo estimular as vias de reparo de DNA através da sua ação anticlastogênica. É necessário prosseguir com as análises para uma quantidade maior de células, a fim de se poder confirmar de forma estatisticamente significativa que o extrato de Ginkgo biloba consegue oferecer um efeito radiomitigador para a dose absorvida utilizada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58982
Aparece en las colecciones: (CB - BM) - TCC - Biomedicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Caio Victor Barros Gonçalves da Silva.pdf2,86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons