Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58965

Compartilhe esta página

Título: Metodologias ativas no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sob a ótica dos formandos
Autor(es): SILVA, Rafaela Emily da
Palavras-chave: metodologias ativas; ensino superior; ciências contábeis; percepção dos alunos
Data do documento: 27-Set-2024
Citação: SILVA, Rafaela Emily da. Metodologias Ativas no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sob a Ótica dos Formandos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso aborda a aplicação das metodologias ativas no ensino superior, com foco específico no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação das metodologias ativas sob a ótica dos formandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Através de um questionário aplicado aos estudantes, foram analisados aspectos como o conhecimento prévio sobre metodologias ativas, a frequência de sua utilização em sala de aula, e os pontos positivos e negativos observados, como o tratamento do corpo docente mediante a novas tecnologias, iniciativa da Universidade e engajamento dos alunos. Os resultados apontam que há indícios que as metodologias ativas são aplicadas, embora ocasionalmente no ensino de Ciências Contábeis. Outro achado revela que, embora as metodologias ativas sejam reconhecidas por seu potencial em aumentar o engajamento e desenvolver habilidades críticas, sua aplicação ainda enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura adequada e falta de preparo dos professores. O estudo conclui com recomendações que visam aprimorar a eficácia dessas metodologias, propondo uma educação mais interativa e alinhada às demandas contemporâneas, como discussões em grupo, debates e experiências simulativas. Dessa forma, a pesquisa oferece uma visão detalhada da experiência dos alunos da Universidade Federal de Pernambuco em relação à aplicação das Metodologias Ativas e destaca também as dificuldades encontradas na sua implementação em sala de aula. Esse panorama é crucial para identificar áreas de melhoria e para orientar futuras estratégias que visem aprimorar a eficácia dessas abordagens pedagógicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58965
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rafaela Emily da Silva.pdf846,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons