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Título : Aplicação do método DMAIC para redução de reclamações sensoriais em biscoito recheado
Autor : SILVA, Amanda Lopes da
Palabras clave : Biscoitos; DMAIC; Qualidade; Melhoria; Consumidores
Fecha de publicación : 21-mar-2024
Citación : SILVA, Amanda Lopes. Aplicação do método DMAIC para redução de reclamações sensoriais em biscoito recheado. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Alimentos, Departamento de Engenharia Química, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Em meio a constante necessidade de melhorar a qualidade dos produtos enfrentada pela indústria de alimentos, a redução de reclamações dos consumidores torna-se de grande importância para a manutenção da competitividade no mercado. Nesse aspecto o uso da metodologia Seis Sigmas atrelada ao uso do ciclo DMAIC e das ferramentas de qualidade e gestão são aliados para a redução de falhas nos processos e melhoria continua dos produtos. Considerando a expansão constante da indústria de biscoitos no Brasil e um mercado cada vez mais exigente com a qualidade dos produtos, o presente estudo teve como objetivo a aplicação da metodologia DMAIC para promover a redução de reclamações de origem sensorial em biscoitos recheados produzidos por uma indústria de grande porte situada no estado de Pernambuco. Utilizando dados obtidos no primeiro semestre de 2023, foi verificado o que ocorrência de reclamações de sabor para a sessão de biscoitos era proveniente da linha cookies 2. Dessa forma, utilizando as cinco etapas do ciclo DMAIC foi realizada a definição da meta e equipe do projeto, seguida pela análise dos dados e identificação das causas raízes que foram mitigadas por meio de um plano de ação completo, que incluiu alteração de procedimentos, treinamentos e planos de controle. Após a implementação das ações foi obtida uma redução de 52,2% nas reclamações sensoriais, garantindo um produto de maior qualidade para o consumidor. O uso da metodologia DAMIC em conjunto com as ferramentas da qualidade e gestão demostrou ser métodos eficazes para a redução de reclamações e maior satisfação dos consumidores, trazendo impacto positivo para as indústrias de alimentos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58936
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Alimentos

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