Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58920

Compartilhe esta página

Título: TREINAMENTO MULTICOMPONENTE COM FLEXIBILIDADE NA MELHORIA DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS: UM ESTUDO DE REVISÃO
Autor(es): BRITO, Gabriela Duarte
Palavras-chave: Multicomponente; Flexibilidade; Capacidade Funcional; Idosos
Data do documento: 16-Out-2024
Citação: BRITO, Gabriela Duarte de. TREINAMENTO MULTICOMPONENTE COM FLEXIBILIDADE NA MELHORIA DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS: UM ESTUDO DE REVISÃO. 2024. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: A prática do treinamento de flexibilidade é essencial na manutenção e desempenho da capacidade funcional de idosos, pois irá promover uma maior autonomia e independência na realização das atividades diárias. Objetivo: Analisar as recomendações da literatura sobre o Treinamento Multicomponente com flexibilidade e os impactos na melhoria da capacidade funcional de idosos. Métodos: Caracteriza-se como um estudo de revisão sistemática, na qual foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Scielo.org (Scientific Eletronic Library Online), Pubmed (National Library of Medicine 's – NLM) e Scopus. Foram utilizados os descritores na língua inglesa: “flexibility”, “stretching”, “elderly”, e também o termo “functional capacity”. Os critérios de elegibilidade incluíram estudos originais randomizados; publicados em um período de até 5 anos atrás; em idioma inglês; com amostra de idosos com idade de 60 anos ou mais, ambos os sexos; com tempo de intervenção de no mínimo seis semanas; que utilizaram o treino de flexibilidade em sua intervenção. Resultados: Um total de 134 artigos foram identificados de acordo com as estratégias de busca da pesquisa, sendo incluídos nos critérios de elegibilidade apenas seis artigos. Os protocolos de treino de flexibilidade que utilizaram intervenção multicomponente, com duração de 6 a 16 semanas, frequência de duas sessões semanais, duração de 50 a 60 minutos, com 2 a 6 séries por exercício, utilizando controle da intensidade moderada a vigorosa e progressão de volume e intensidade demonstraram resultados efetivos na melhora da capacidade funcional em idosos. Os testes utilizados para avaliação da capacidade funcional de idosos foram: A Short Physical Performance Battery (SPPB), Senior Fitness Test, Teste de flexibilidade de membros superiores e inferiores, Teste de Equilíbrio e marcha, Teste de sentar e levantar,Teste de amplitude de movimento, Teste de sentar e levantar 5 vezes, Timed Up and Go, Teste de Caminhada rápida. Conclusão: As intervenções que utilizaram treino multicomponente com flexibilidade apresentaram melhorias na capacidade funcional de idosos. Assim, contribuindo para uma maior amplitude de movimento das articulações, reduzindo o número de quedas, e promovendo uma maior independência no idoso para a realização das atividades do cotidiano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58920
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriela Duarte de Brito.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons