Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58890

Compartilhe esta página

Título: CORRELAÇÃO ENTRE GRAVIDADE DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA, RISCO DE QUEDAS E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA RADICAL: UM ESTUDO TRANSVERSAL
Autor(es): SILVA, Ellen Renata Gomes
OLIVEIRA, Laís Lacerda
Palavras-chave: Câncer de próstata; Incontinência urinaria; Qualidade de vida
Data do documento: 10-Out-2024
Citação: SILVA, OLIVEIRA, Ellen Renata Gomes, Laís Lacerda. CORRELAÇÃO ENTRE GRAVIDADE DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA, RISCO DE QUEDAS E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS SUBMETIDOS À PROSTATECTOMIA RADICAL: UM ESTUDO TRANSVERSAL. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso(Enfermagem)-Universidade Federal de Pernambuco,Recife,2024.
Abstract: O estudo tem como objetivo avaliar e correlacionar a gravidade da incontinência urinária (IU), a qualidade de vida e o risco de quedas em idosos submetidos à prostatectomia radical. A pesquisa foi feita no hospital das clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, de corte transversal, com uma amostra de 40 entrevistados. A coleta de dados foi realizada através da triagem, que consistia no teste de desenho do relógio e entrevista com questionário sociodemográfico e aplicação dos instrumentos: International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short From (ICIQ-SF), Urinary Incontinence Sacie After Radical Prostatectomy (UISARP), e o Teste Timed Up and Go. A análise estatística da coleta de dados foi realizada em média, desvio padrão, valores mínimos e máximos para cada variável. Dos 40 homens a média de idade foi de 60 a 70 anos. Na UISARP observou-se que o escore da gravidade da IU alterou de 4 a 28 pontos, média de 17,97 ±6,9, evidenciando IU grave. Referente ao ICIQ-SF, o escore mudou de 5 a 21, com média de 11,95 ±4,3, um impacto grave na qualidade de vida. Concluiu-se que a IU pós PR tem prevalência e interfere na qualidade de vida do grupo. Dessa forma, medidas de intervenção necessitam serem admitidas, objetivando reduzi-las.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58890
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc - Lais e Ellen Renata EDITADO PÓS BANCA (1) (2).pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons