Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5887
Título: Estudo do canal reverso de pós-consumo da embalagem de vidro em Recife/PE
Autor(es): Estival, Katianny Gomes Santana
Palavras-chave: Região Metropolitana de Recife; Vidro; Pós-Consumo
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gomes Santana Estival, katianny; Lamartine Távora Júnior, José. Estudo do canal reverso de pós-consumo da embalagem de vidro em Recife/PE. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: O estudo dos canais reversos de pós-consumo se constitui em tema de estudo recente em publicações científicas, se apresenta como uma forma estruturada e prática de sistematização e análise de informações sobre os fluxos de reciclagem e reutilização de produtos ou materiais constituintes. Diante da utilidade e aplicabilidade demonstrada pelos estudos sobre os canais reversos, o presente trabalho estudou o Canal de Distribuição Reverso de Pós-Consumo da Embalagem de Vidro na Região Metropolitana de Recife, gerando o mapeamento das informações sobre os agentes envolvidos. A metodologia utilizada é composta pela pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória, através de contatos diretos por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários junto a cada grupo de agentes participantes do canal reverso de pós-consumo da embalagem de vidro em Recife/PE. Foram exploradas e analisadas informações sobre o grau de influência dos fatores econômicos, tecnológicos, logísticos, legislativos e ecológicos sobre cada grupo de agentes. Os resultados obtidos mostraram o alto grau de influência atribuído aos fatores econômicos e logísticos pelos agentes do canal reverso e resultaram em um subsídio para que as organizações envolvidas nesta cadeia tenham conhecimento das informações sobre o seu funcionamento e possam buscar o desenvolvimento de parcerias e investimentos em ações baseadas nos graus de influência dos fatores analisados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5887
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7424_1.pdf1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.