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Título : Assimilação cultural de crianças caboclo-ribeirinhas na Amazônia por meio da brincadeira
Autor : CRUZ, Manuela de Queiroz
Palabras clave : Criança caboclo-ribeirinha; Cultura de pares; Interação social; Grupo de brinquedo
Fecha de publicación : 30-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CRUZ, Manuela de Queiroz. Assimilação cultural de crianças caboclo-ribeirinhas na Amazônia por meio da brincadeira. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O brincar é considerado uma atividade crucial para vários aspectos do desenvolvimento infantil, principalmente para aprendizagens socioculturais, com trocas de informações, negociações, apreciações estéticas e criação de valores morais e simbólicos. Estudar as rotinas lúdicas de um agrupamento de crianças é aprender mais sobre sua cultura, sobre a comunidade em que vivem e sobre a diversidade de formas de sociabilidade. Assim acontece com as crianças caboclo- ribeirinhas da Amazônia, região conhecida por suas florestas, rede hidrográfica e diversidade biológica e social. A maior parcela de sua população rural é constituída por ribeirinhos – populações tradicionais, que vivem em ecossistemas de várzea, organizados em comunidades. Partindo desse cenário, o objetivo geral desta tese foi compreender o processo de assimilação do entorno cultural de crianças ribeirinhas na Amazônia por meio de suas brincadeiras e por influência das crenças e expectativas parentais. Participaram da pesquisa trinta crianças entre 5 e 10 anos, bem como trinta pais/responsáveis, moradores da comunidade São Francisco de Assis-AM. Para o estudo com as crianças foram videogravados episódios de atividades lúdicas enquanto brincavam livremente com materiais da própria natureza. Para o estudo com os pais foram feitas entrevistas semiestruturadas a respeito de suas crenças e expectativas. Realizou-se uma análise qualitativa microgenética de oito episódios selecionados e transcritos. Os resultados revelam: aprendizagens culturais propiciadas por instrução ativa dos pais ou trocas entre parceiros; transformação de lugares da comunidade em lugares de crianças, efetivada pelo próprio protagonismo lúdico; assimetrias nas relações das crianças; universalidade de brincadeiras versus singularidades no modo de brincar. Em relação aos pais, foi utilizada a análise temática e identificados aspectos positivos quanto ao brincar; emoções de alegria e medo; mas também preocupação com o uso frequente de equipamentos eletrônicos substituindo o contato com a natureza. As brincadeiras infantis revelam que o ambiente circunscreve e influencia o comportamento, instigando as crianças a desenvolverem habilidades e (re)criarem significados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58869
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia

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