Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5884
Título: Análise do impacto do planejamento de curto prazo nos princípios da construção enxuta: um estudo de caso
Autor(es): PONTES, Luciana Antunes Correia
Palavras-chave: Controle da produção;Planejamento
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antunes Correia Pontes, Luciana; Maria Villarouco Santos, Vilma. Análise do impacto do planejamento de curto prazo nos princípios da construção enxuta: um estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: A nova ordem econômica está impactando na forma como as empresas organizam suas atividades evidenciando oportunidades e dificuldades simultaneamente, indicando assim, a necessidade de mudanças as quais têm sido experimentadas desde o final da década de 70, em industrias e vêm sendo adaptadas gradativamente a outros setores. Este trabalho objetivou analisar o impacto do processo de planejamento e controle da produção nos princípios da Construção Enxuta através de um estudo de caso realizado em uma empresa construtora na cidade de Recife /PE, após esta etapa será sugerido um plano de implementação para este nível de planejamento. A pesquisa foi dividida em três etapas. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica em torno dos temas gestão da produção e controle de perdas, aplicados ao setor estudado. Na segunda conduziu-se um estudo de caso objetivando utilizar técnicas e ferramentas disponíveis sobre o tema na bibliografia existente, a fim de se obter a análise objetivo do presente estudo, e após esta etapa foi sugerido um plano de implementação para este nível de planejamento. Entre as principais conclusões deste estudo, constatou-se que a implementação do nível de planejamento estudado é de essencial importância para que se tenha sucesso na implementação da Filosofia Enxuta no setor construtivo, à medida que este dará subsídios para o monitoramento do processo dando uma visão objetiva dos ganhos obtidos com o mesmo. Ainda podemos citar a transparência que este proporciona ao gestor do empreendimento, permitindo que intervenções sejam realizadas quando necessárias
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5884
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7423_1.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.