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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58807

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORENO, César Augusto Salhua-
dc.contributor.authorSILVA, Sérgio Antônio Trajano da-
dc.date.accessioned2024-11-14T15:37:03Z-
dc.date.available2024-11-14T15:37:03Z-
dc.date.issued2024-10-26-
dc.date.submitted2024-11-08-
dc.identifier.citationSILVA, Sérgio Antônio Trajano da. Estudo comparativo entre dois tipos de sistemas de ancoragem de Uma plataforma semissubmersível com turbina eólica offshore. 2024. 145 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociência, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58807-
dc.description.abstractA busca por fontes de energias renováveis, a nível mundial, tem fomentado o desenvolvimento de estudos relacionados com o comportamento estrutural de turbinas eólicas flutuantes submetidas a carregamentos ambientais de onda e corrente marinha e vento. Sendo assim, são necessários modelos matemáticos e computacionais capazes de representar o comportamento da estrutura. O atual trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de uma plataforma eólica offshore, e a resistência estrutural de dois tipos de sistemas de ancoragem distintos, incluindo uma turbina de 5MW. Para tanto, foram extraídos dados ambientais de uma região na costa sul brasileira. Em seguida, foi desenvolvido um modelo hidrodinâmico do casco da plataforma, que foi avaliado a partir da comparação entre os Operadores de Amplitude de Resposta (Response Amplitude Operators, RAOs) gerados por dois programas computacionais diferentes, e de referência bibliográfica. Posteriormente, foram realizadas análises numéricas da plataforma no software OrcaFlex, para condições de carregamento recomendadas na norma de classificação para Turbinas Eólicas Flutuantes. Assim, foi possível verificar a resistência estrutural dos dois sistemas de ancoragem propostos, além de analisar o comportamento da estrutura por meio das amplitudes dos movimentos da plataforma. Como critério de aceitação de resistência estrutural para as linhas de ancoragem, foi considerado o MBL (Minimum Breaking Load) do material de cada linha de ancoragem em para o sistema em catenária livre, e a Máxima Tensão de von Mises para os tendões do sistema Tension leg.pt_BR
dc.format.extent146p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlataforma eólicapt_BR
dc.subjectSistema de ancoragempt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.subjectTension legpt_BR
dc.subjectCatenáriapt_BR
dc.titleEstudo comparativo entre dois tipos de sistemas de ancoragem de uma plataforma semissubmersível com turbina eólica offshorept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPACHECO, Aluizio de Amorim-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1547813737975557pt_BR
dc.description.abstractxThe global pursuit of renewable energy sources has driven the development of studies related to the structural behavior of floating wind turbines subjected to environmental loads such as waves, ocean currents, and wind. Therefore, it is essential to have mathematical and computational models capable of representing the behavior of these structures. The current work aims to analyze two types of mooring systems for a semisubmersible platform with a 5 MW wind turbine, known as OC4. For this purpose, environmental data were extracted from a region off the southern coast of Brazil. A hydrodynamic model of the platform's hull was then developed, which was evaluated by comparing the Response Amplitude Operators (RAOs) generated by two different computational programs and through bibliographic references. Subsequently, numerical analyses of the platform were conducted using the OrcaFlex software under load conditions recommended in the classification standards for Floating Wind Turbines. This allowed for the assessment of the structural resistance of the two proposed mooring systems and the analysis of the structure's behavior through the platform's motion amplitudes. The acceptance criterion for the structural resistance of the mooring lines was based on the MBL (Minimum Breaking Load) of the material for the free catenary system and the Maximum Von Mises Stress for the tendons of the Tension Leg system.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Naval e Oceânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Navalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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