Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58706

Compartilhe esta página

Título: O uso de protetores bucais nos esportes com maior prevalência de lesões dentárias traumáticas : revisão integrativa
Autor(es): RAMOS, Ana Maria de Andrade Lima
Palavras-chave: Lesões dentárias.; Traumatismos dentários; Protetores bucais; Odontologia do Esporte
Data do documento: 30-Set-2024
Citação: RAMOS, Ana Maria de Andrade Lima. O uso de protetores bucais nos esportes com maior prevalência de lesões dentárias traumáticas: revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Traumatismo dentário é uma situação de urgência odontológica, que envolve agressão às estruturas pulpares e periodontais, podendo causar danos irreversíveis, que levam à perda do elemento dental. Este estudo analisou se nas modalidades esportivas com maior prevalência de lesões dentárias traumáticas, os atletas utilizam protetores bucais. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa da literatura, com a busca por estudos conduzida nas bases de dados PubMed, BVS e Scielo, escolhidas por sua relevância nas áreas de saúde e ciências biológicas. Utilizou-se a estratégia PICO para descrever todos os componentes relacionados ao problema e estruturar a pergunta norteadora da pesquisa, que foi: “Nas modalidades esportivas com maior prevalência de lesões dentárias traumáticas, os atletas utilizam protetores bucais?”. Os termos relacionados a cada um dos componentes da estratégia PICO, foram: “Tooth injuries”; “Athletes”; “Prevalence”; “Mouthguards”. A busca bibliográfica de evidências foi realizada utilizando os operadores boleanos OR e AND. A pesquisa foi realizada com artigos publicados entre 2014 e 2024, garantindo a atualidade das informações. Os resultados mostraram que, apesar da alta prevalência de lesões dentárias traumáticas em esportes de contato, como artes marciais (42%), handebol (35%), basquete (25%), futebol americano (25%) e hóquei de campo (49%), a adesão dos atletas ao uso de protetores bucais é muito baixa, variando entre 5% e 25%. As lesões dentárias traumáticas mais prevalentes nos atletas foram fraturas dentárias, luxações e avulsão. As principais razões para o não uso dos protetores bucais incluem desconforto, falta de conscientização e custo elevado dos protetores personalizados. Concluiu-se que, nas modalidades esportivas com maior prevalência de lesões dentárias traumáticas, os atletas têm uma baixa adesão ao uso dos protetores bucais, apesar da comprovada eficácia desses dispositivos na prevenção de traumatismos dentários, o que evidencia a necessidade de estratégias de conscientização e incentivo ao uso desses equipamentos de proteção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58706
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA MARIA DE ANDRADE LIMA RAMOS.pdf473.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons