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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58663
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Title: | Incorporação de resíduos da construção civil em pavers de concreto: revisão literária. |
Authors: | QUEIROZ, Daniel Jonas Martins |
Keywords: | Resíduos da construção civil; Agregados reciclados; Blocos intertravados |
Issue Date: | 23-Oct-2024 |
Citation: | QUEIROZ, Daniel Jonas Martins. Incorporação de resíduos da construção civil em pavers de concreto: revisão literária. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | O setor da construção civil está em constante crescimento no país, o que traz consigo uma série de impactos ambientais, especialmente devido à intensa extração de matéria prima da natureza e o descarte inadequado dos resíduos gerados por essa indústria. Contudo, ao longo dos anos, tem sido implementada políticas e práticas sustentáveis para mitigar tais impactos ambientais. Dentre essas práticas, está a reciclagem e o reaproveitamento dos Resíduos da Construção Civil (RCC), que, ao passarem por operações que lhe garantem as condições apropriadas para o reúso, podem ser inseridos novamente na construção como agregados reciclados, substituindo de forma parcial ou total os agregados naturais. Os pavers, também chamados de blocos intertravados, são elementos pré-fabricados de concreto usados como revestimento em pavimentos intertravados. Por não terem função estrutural e serem produzidos com concreto, representam uma alternativa sustentável e ideal para estudos na construção civil. Neste trabalho, o objetivo foi desenvolver uma revisão literária de artigos de pesquisa que tratam da utilização de RCC na fabricação de pavers de concreto. A metodologia adotada incluiu a análise e seleção de nove estudos publicados em revistas Qualis A, entre os anos de 2000 e 2024, que tratam da substituição de agregados naturais por agregados reciclados de materiais da construção civil. Primeiramente, foram verificados a origem dos RCC, os traços de concreto e suas proporções, e os ensaios mais comuns para avaliar o comportamento do paver incorporado com esses resíduos. Os resultados indicam que, embora a substituição de agregados naturais por reciclados possa reduzir as propriedades mecânicas, ela ainda se mantém dentro dos padrões normativos para aplicações em tráfego leve. Com isso, sugere-se que futuras investigações explorem até que ponto esses estudos são viáveis financeiramente, calculando o impacto econômico, comparando os custos e benefícios em relação aos pavers tradicionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58663 |
Appears in Collections: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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