Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58656

Share on

Title: Janela poética: o uso do reels do instagram para divulgação de instapoesia.
Authors: VILA NOVA, Gabriel Gomes
Keywords: Instapoesia; Reels; Instagram; Produção cultural; Caruaru
Issue Date: 11-Oct-2024
Citation: NOVA, Gabriel Gomes Vila. Janela poética: o uso do reels do instagram para divulgação de instapoesia. 2024. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho se propõe a definir a melhor forma de produzir e produzir de fato um projeto cultural, intitulado Janela Poética, de divulgação de novos poetas da cidade de Caruaru através do reels Instagram, que tem se mostrado uma importante ferramenta para que poetas independentes consigam aumentar a base de consumidores de suas produções poéticas. Para a realização do trabalho é realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a relação entre Instagram e poesia que resultou no gênero poético denominado “instapoesia”, tema sobre o qual se destacam no estudo da arte no Brasil as pesquisas de Helvio de Araújo Júnior, principal referência deste trabalho. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas também uma pesquisa exploratória das novas formas de produção de instapoesia através dos reels e uma pesquisa-ação que possui o próprio pesquisador como participante da pesquisa e produtor do projeto cultural, junto a um grupo de poetas que colaboraram para a realização do projeto. Por fim, este trabalho pontua os fatores que auxiliaram os videopoemas compartilhados nos reels do projeto a alcançarem mais pessoas dentro do Instagram e conclui a importância de iniciativas coletivas para o fortalecimento de cenas artísticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58656
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Gabriel Gomes Vila Nova.pdf9,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons