Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58620
Compartilhe esta página
Título: | Os movimentos do discurso nas práticas da cultura de cancelamento : sujeito, ideologia, midiatização |
Autor(es): | CARVALHO, João Victor da Silva |
Palavras-chave: | Cultura de Cancelamento; Espaço Digital; Mídias Digitais; Análise de Discurso |
Data do documento: | 28-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CARVALHO, João Victor da Silva. Os movimentos do discurso nas práticas da cultura de cancelamento: sujeito, ideologia, midiatização. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Na formação social em que estamos inscritos, o espaço digital determina materialmente a constituição, a formulação e a circulação dos discursos (Dias, 2018), o que implica na imbricação entre aspectos tecnológicos e ideológicos (Grigoletto, 2021) nos mais diversos movimentos dos sujeitos nas redes digitais e de sentido. Nessa conjuntura, práticas discursivas emergentes e heterogêneas são nomeadas como culturas, como ocorre com a chamada cultura de cancelamento. Com o amparo teórico-metodológico da Análise de Discurso Materialista (Pêcheux, 2010; 2014; 2015; 2016, Orlandi, 2012; 2016 2017; 2020 dentre outros), esta pesquisa teve como objetivo geral contribuir com a compreensão da cultura de cancelamento como um conjunto de práticas simbólicas características da discursividade contemporânea, através de gestos analíticos que expõem sua materialidade discursiva sustentadora nas atuais condições de produção. Para isso, propus as análises: i) dos sentidos de/sobre cultura do cancelamento em dicionários online, e, ii) das discursivizações de/sobre o cancelamento de figuras públicas brasileiras em discursos midiáticos (Dela-Silva, 2021). Nas análises, o batimento entre os discursos de/sobre (Marianni, 1996) a cultura de cancelamento aponta para: i) uma espessura simbólica determinada por sua exterioridade constitutiva; ii) o efeito de enredamento de sujeitos e sentidos determinado pela materialidade digital e pelas condições de produção; iii) a heterogeneidade que (des)organiza o funcionamento da prática discursiva de cancelamento, pois suas causas são de diversas ordens e seus efeitos são múltiplos. Como consequência da escuta discursiva (Mariani, 2023), entendo a cultura de cancelamento como um sintoma do refinamento das formas de exploração contemporâneas desempenhadas pelas mídias digitais, de modo que o reviramento produzido por esta prática discursiva transborda das telas dos dispositivos e afeta os sujeitos em seu laço com o social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58620 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Victor da Silva Carvalho.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons