Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58616

Compartilhe esta página

Título: Caracterização paleoambiental da fase pós-rifte das bacias do Araripe e Jatobá, Nordeste do Brasil: inferências palinológicas e palinofaciológicas
Autor(es): VALLEJO RAMIREZ, Juan David
Palavras-chave: MOA; Andar locar Alagoas; Palinofácies; Paleoambiente
Data do documento: 31-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VALLEJO RAMIREZ, Juan David. Caracterização paleoambiental da fase pós-rifte das bacias do Araripe e Jatobá, Nordeste do Brasil: inferências palinológicas e palinofaciológicas. 2024. Tese (Doutorado em Geociências) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Localizadas no Nordeste brasileiro, as bacias do Jatobá e do Araripe ainda geram discussões sobre o contexto de sua evolução, no que diz respeito à influência marinha e ao seu intervalo temporal. Essas bacias são compostas por rochas siliciclásticas intercaladas com níveis de calcário e evaporitos, das quais foram analisadas 250 amostras palinológicas. Com esses dados, foi possível refinar o intervalo temporal e as condições deposicionais das sequências neoptianas das bacias do Araripe e Jatobá. Evidências palinológicas identificaram, para as duas bacias, 156 táxons. A determinação de fóssil- guia é marcada pela biozona P-270, definida pela espécie Sergipea variverrucata. A presença de palinomorfos marinhos em alguns níveis (e.g., Subtilisphaera sp. e palinoforaminíferos) indica incursões marinhas em ambas as bacias. Com base em associações palinofaciológicas e fácies sedimentares, determinou-se que o sistema deposicional do Grupo Santana em ambas as bacias compreende um sistema fluvio- deltaico depositado durante o Eoaptiano, bem como ambientes lagunares semifechados e ambientes marinhos rasos depositados durante o Neoaptiano. Adicionalmente, são registradas ocorrências de palinoforaminíferos em amostras da Formação Crato, evidenciando as primeiras incursões marinhas nas bacias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58616
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Geociências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Juan David Vallejo Ramirez.pdf26,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons