Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58605

Compartilhe esta página

Título: Efeito da angulação de impressão e do envelhecimento de uma resina impressa 3D para próteses provisórias : um estudo in vitro sobre resistência à fratura
Autor(es): SILVA, Gabriela Marcele Lins da
Palavras-chave: Prótese Dentária; Tecnologia Digital; Impressão Tridimensional; Resistência à Flexão.
Data do documento: 1-Out-2024
Citação: SILVA, Gabriela Marcele Lins da. Efeito da angulação de impressão e do envelhecimento de uma resina impressa 3D para próteses provisórias: um estudo in vitro sobre resistência à fratura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: Os materiais restauradores temporários oriundos da tecnologia digital ainda não tem suas características esclarecidas após o uso prolongado e qual a angulação de impressão adequada para garantir as propriedades mecânicas. Objetivo: Avaliar o efeito da angulação de impressão e envelhecimento de resina impressa 3D para próteses provisórias, um estudo in vitro sobre resistência à fratura. Metodologia: Foram confeccionados espécimes em resina impressa 3D com dimensões de 25 x 2 x 2 mm, o processamento das resinas ocorreu conforme as recomendações do fabricante. Cada grupo experimental foi constituído de n=05, sendo esses: 0°, 45°, 90°, 0°A, 45°A, 90°A. A caracterização superficial foi realizada através de microscópio eletrônico de varredura (n=1). Os espécimes dos grupos 0°A, 45°A, 90°A foram submetidos a um envelhecimento em estufa por 60 dias, a uma temperatura 37°C±0,5ºC, em água destilada. Todos os grupos experimentais foram testados quanto à resistência à flexão três pontos, através de máquina de ensaio universal, programada com uma célula de carga de 100Kgf, para uma velocidade constante de 5mm/min, os valores de resistência a flexão foram obtidos em megapascal (Mpa). Os dados de resistência mecânica dos grupos experimentais foram submetidos ao teste estatístico Anova 2 Fatores (p < 0,05), para que fosse avaliado o efeito dos fatores angulação de impressão e envelhecimento. Os achados da microscopia superficial e da fractografia foram apresentados de forma qualitativa. Resultados: Identificou-se superfícies distintas em cada grupo experimental, com as camadas de impressões sendo evidenciadas para as angulações de 45° e 90° . Houve uma redução dos valores médios para as angulações de 0° e 45° após o envelhecimento, contudo não foi identificada diferenças estatisticamente significativas para os fatores em estudos. As barras após a fratura apresentaram vários fragmentos. Conclusão: A angulação de impressão e envelhecimento não interferem no desempenho mecânico de uma resina impressa 3D para prótese provisória.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58605
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GABRIELA MARCELE LINS DA SILVA.docx.pdf
  Item embargado até 2025-11-08
3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons