Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58580

Compartilhe esta página

Título: Problema de gestão da produção com dimensionamento de lotes, setup dependente da ordem de produção e considerações ambientais
Autor(es): ALBUQUERQUE JÚNIOR, Ricardo Cavalcanti de
Palavras-chave: Dimensionamento de lotes verde; Setup dependente; Máquinas paralelas
Data do documento: 27-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Ricardo Cavalcanti de. Problema de gestão da produção com dimensionamento de lotes, setup dependente da ordem de produção e considerações ambientais. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: As empresas modernas enfrentam um ambiente de negócios altamente competitivo e dinâmico, buscando estratégias para se destacarem no mercado, uma delas a eficiência na produção. O problema de dimensionamento de lotes tem por objetivo encontrar o trade-off ideal entre o “quanto” e “quando” produzir, de tal maneira que consigam atender as demandas sem atraso, mantendo níveis de estoques regulares. Atualmente, além da redução dos custos clássicos (pro- dução, setup e armazenamento), a produção em lotes visa também contribuir com a redução da poluição causada nos processos de produção. Incorporar práticas sustentáveis nas operações é fundamental. No entanto, para alcançar configurações mais realistas, é necessário considerar diversos aspectos de cada setor. Por exemplo, a indústria têxtil, cujo processo de tingimento pode ser modelado como um problema de dimensionamento de lotes com múltiplos produtos, máquinas paralelas e setups dependentes da ordem de produção, este problema mais complexo reflete melhor as condições reais de produção e permite uma otimização mais precisa e efici- ente. Neste contexto, a presente dissertação tem por objetivo estudar o problema de dimensio- namento de lotes com múltiplos produtos, máquinas paralelas, setups dependentes da sequência considerando aspectos ambientais. Esta configuração mais complexa ainda não foi estudada na literatura. Para resolver o problema, duas formulações matemáticas são propostas: uma com- pacta e outra estendida. Ambas as formulações têm por objetivo minimizar os custos clássicos do problema de dimensionamento de lotes juntamente com a diminuição das emissões de gases poluentes ao meio ambiente. As formulações foram avaliadas considerando instâncias geradas artificialmente. A formulação estendida apresentou um melhor desempenho, especialmente, em instâncias maiores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58580
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ricardo Cavalcanti de Albuquerque Junior.pdf2,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons