Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5858
Título: Avaliação de desempenho das unidades de distribuição de uma Diretoria Regional dos Correios utilizando a análise envoltória de dados (DEA)
Autor(es): LIMA, Charlton Mendonça de
Palavras-chave: DEA; Desempenho; Eficiência; DMU; CDD; Unidades de Distribuição.
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mendonça de Lima, Charlton; Teixeira de Almeida, Adiel. Avaliação de desempenho das unidades de distribuição de uma Diretoria Regional dos Correios utilizando a análise envoltória de dados (DEA). 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Ser eficiente deixou de ser um jargão nas reuniões, ou encontros organizacionais, para tornar-se uma meta essencial, e com lugar de destaque no planejamento estratégico das empresas. Num modelo onde o cliente define o quanto está disposto a pagar por um determinado bem ou serviço, o lucro passou a ser uma resultante da minimização dos custos, e estes, a seu turno, são reduzidos à medida que os recursos são usados de forma eficiente. Neste sentido, a gestão voltada para medição da eficiência é a alavanca-mestra dos processos produtivos. Essa realidade também passou a ser vivenciada pela organização pública, cuja busca pela eficiência não está associada ao lucro, mas estritamente à otimização dos recursos. Isto posto, esta dissertação tem o objetivo de apresentar os resultados da avaliação da eficiência das Unidades Operacionais de uma Diretoria Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que é uma empresa pública, a qual foi medida através do uso da metodologia de Análise de Envoltória de Dados (DEA). Essa metodologia determina a eficiência relativa de cada unidade em análise, comparando-a com as demais e considerando a relação entre insumos (inputs) e produtos (outputs). Os modelos DEA, utilizados nesta dissertação, consideraram retornos de escala, através da comparação de cada unidade com as que operam em escala semelhante. Foram considerados os dados relativos ao período de setembro/2004 a agosto/2005
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5858
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7400_1.pdf806,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.