Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58566

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Jonara Medeiros-
dc.date.accessioned2024-11-06T14:52:01Z-
dc.date.available2024-11-06T14:52:01Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Jonara Medeiros. Políticas educacionais e o ensino midiático e informacional no Brasil e em Portugal. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58566-
dc.description.abstractA pesquisa apresenta análises sobre os processos de Ensino Midiático e Informacional (EMI) no Brasil e em Portugal. Para tanto, o objetivo é investigar a inserção do EMI na implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Brasil, na qual se recomenda obrigatoriamente o conteúdo sobre o “campo jornalístico-midiático” no currículo das escolas. Em Portugal, analisamos a construção de políticas públicas, rede de mobilização sobre o tema e a formação de professores para atuação nesse campo. Diante do cenário dos dois países, mapeamos os impactos e resultados de tais projetos na educação. Para realização do estudo, o texto busca referencial teórico nas produções de Paulo Freire, Martín- Barbero, David Buckingham e Marina Avelar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com análise de documentos normativos, entrevistas, com observação participante que por meio de mapeamento das variáveis das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) de processos formativos para professores. No Brasil foram analisados 35 documentos, entre eles os currículos de 26 estados e o Distrito Federal, monitoramento de formações remotas por meio de sites e redes sociais. Em Portugal, 10 documentos normativos foram avaliados segundo a aplicação das ações e políticas para EMI, no âmbito de suas leis para a Literacia Mediática. Os resultados nos indicam que a BNCC mobiliza a temática para que os currículos no Brasil implementem as competências do Campo Jornalístico-Midiático dialogando com a EMI, mas com influência de uma agenda internacional que não dialoga necessariamente com o contexto pedagógico brasileiro para a temática. Em Portugal a EMI está presente com projetos em salas de aulas e ações institucionais que se articulam em rede, as quais denominamos de ecossistema, por articular um conjunto de ações integradas em instituições públicas de comunicação, educação e cultura, assim também com observatórios e sindicatos, na implementação de uma política nacional. A Literacia Mediática na educação portuguesa se fortifica com a chegada do Plano Nacional de Literacia Mediática, sendo mais um instrumento político para incorporar a urgência de se assegurar a integralidade da informação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino midiático e informacionalpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titlePolíticas educacionais e o ensino midiático e informacional no Brasil e em Portugalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1712521357021807pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155629480601286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe research presents analyses on the processes of Media and Informational Education (MIE) in Brazil and Portugal. Therefore, the objective is to investigate the insertion of MIE in the implementation of the new National Common Curricular Base (BNCC) in Brazil, which mandatorily recommends content on the "journalistic-media field" in the school curriculum. In Portugal, we analyze the construction of public policies, mobilization networks on the subject, and teacher training for work in this field. Given the scenario of both countries, we map the impacts and results of such projects in education. For the study, the text seeks theoretical references in the works of Paulo Freire, Martín-Barbero, David Buckingham, and Marina Avelar. It is a qualitative research of an exploratory nature, with analysis of normative documents, interviews, and participant observation through mapping of variables of Digital Information and Communication Technologies (DICT) of formative processes for teachers. In Brazil, 35 documents were analyzed, including the curricula of 26 states and the Federal District, monitoring remote training through websites and social networks. In Portugal, 10 normative documents were evaluated according to the application of actions and policies for MIE, within the scope of their laws for Media Literacy. The results indicate that the BNCC mobilizes the theme so that curricula in Brazil implement the competencies of the Journalistic-Media Field dialoguing with MIE, but with influence from an international agenda that does not necessarily dialogue with the Brazilian pedagogical context for the theme. In Portugal, MIE is present with projects in classrooms and institutional actions that are articulated in a network, which we call an ecosystem, by articulating a set of integrated actions in public institutions of communication, education, and culture, as well as with observatories and unions, in the implementation of a national policy. The Media Literacy in Portuguese education is strengthened with the arrival of the National Plan for Media Literacy, serving as yet another political instrument to incorporate the urgency of ensuring the integrity of information.pt_BR
dc.description.abstractxLa investigación presenta análisis sobre los procesos de Enseñanza Mediática e Informativa (EMI) en Brasil y Portugal. Por lo tanto, el objetivo es investigar la inserción del EMI en la implementación de la nueva Base Nacional Común Curricular (BNCC) en Brasil, donde se recomienda obligatoriamente el contenido sobre el "campo periodístico-mediático" en el currículo escolar. En Portugal, se analiza la construcción de políticas públicas, redes de movilización sobre el tema y la formación de profesores para actuar en este campo. Ante el escenario de ambos países, mapeamos los impactos y resultados de tales proyectos en la educación. Para llevar a cabo el estudio, el texto busca referencias teóricas en las obras de Paulo Freire, Martín-Barbero, David Buckingham y Marina Avelar. Se trata de una investigación cualitativa, de carácter exploratorio, con análisis de documentos normativos, entrevistas, y observación participante mediante el mapeo de las variables de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) de procesos formativos para profesores. En Brasil, se analizaron 35 documentos, incluidos los planes de estudio de 26 estados y el Distrito Federal, y se monitorearon las formaciones remotas a través de sitios web y redes sociales. En Portugal, se evaluaron 10 documentos normativos según la aplicación de acciones y políticas para el EMI, en el marco de sus leyes para la Alfabetización Mediática. Los resultados indican que la BNCC moviliza el tema para que los planes de estudio en Brasil implementen las competencias del Campo Periodístico-Mediático dialogando con el EMI, pero con influencia de una agenda internacional que no necesariamente dialoga con el contexto pedagógico brasileño sobre el tema. En Portugal, el EMI está presente con proyectos en aulas y acciones institucionales que se articulan en red, lo que denominamos un ecosistema, al articular un conjunto de acciones integradas en instituciones públicas de comunicación, educación y cultura, así como con observatorios y sindicatos, en la implementación de una política nacional. La Alfabetización Mediática en la educación portuguesa se fortalece con la llegada del Plan Nacional de Alfabetización Mediática, constituyendo otro instrumento político para incorporar la urgencia de garantizar la integridad de la información.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Jonara Medeiros Siqueira.pdf6,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons