Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5854
Título: Modelos multicritério de apoio a decisão para manutenção preventiva baseados no método Promethee
Autor(es): CAVALCANTE, Cristiano Alexandre Virgínio
Palavras-chave: Método Promethee; Manutenção preventiva
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alexandre Virgínio Cavalcante, Cristiano; Teixeira de Almeida Filho, Adiel. Modelos multicritério de apoio a decisão para manutenção preventiva baseados no método Promethee. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Alvo de grandes mudanças, com o avanço tecnológico das máquinas e equipamentos, a manutenção tem se tornado um diferencial para as empresas que desejam permanecer competitivas, com baixos custos e com uma elevada capacidade produtiva. Para isso, tornase essencial o estudo científico e a criação de modelos formais capazes de dar um tratamento seguro para problemas típicos do ambiente de manutenção, os quais reclamam decisões, cujas conseqüências são muito importantes, os resultados não triviais e, não raras vezes, muitos dos parâmetros são desconhecidos. Nesse contexto, o trabalho vem trazer a sua colaboração, na proposição de novos modelos e técnicas, a fim de solucionar tais problemas. E mais: proporciona o apoio multicritério na elaboração de políticas de manutenção, ensejando ao decisor estabelecer um período entre substituições de equipamentos, tendo em vista os valores de confiabilidade e de custo de manutenção por unidade de tempo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5854
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7396_1.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.