Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58534

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNÓBREGA, Flavianne Fernanda Bitencourt-
dc.contributor.authorSILVA, Laura Gabriella Muniz da-
dc.date.accessioned2024-11-05T21:46:00Z-
dc.date.available2024-11-05T21:46:00Z-
dc.date.issued2024-08-02-
dc.date.submitted2024-11-04-
dc.identifier.citationSILVA, Laura Gabriella Muniz. A “Imposição Prévia” no Estado de Coisas Inconstitucional Ambiental: inobservância institucional do Direito à Consulta Prévia, Livre e Informada. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58534-
dc.description.abstractA trajetória política brasileira é marcada, majoritariamente, por fortes negligências com a salvaguarda do meio ambiente. Nas últimas décadas, o país tem sofrido as consequências desse histórico, vivenciando o aumento nos casos de desastres naturais de grandes proporções. Nesse contexto, o Supremo Tribunal Federal foi repetidamente provocado para se manifestar sobre a existência (ou não) de um Estado de Coisas Inconstitucional Ambiental (ECI) no Brasil. A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar se, realmente, é possível falar em ECI em matéria ambiental no Brasil e, especialmente, caso confirmado, qual a sua relação com o descumprimento institucionalizado do direito à Consulta Prévia, Livre e Informada (CPLI) no país. Para isso, realizou-se uma análise qualitativa de natureza exploratória, investigando fontes documentais e bibliográficas. Na metodologia, o olhar teórico do neoinstitucionalismo foi utilizado como importante ferramenta para estudar a manifestação real da CPLI no Brasil, interpretada como instituição formal do direito brasileiro. Como resultado, pode-se constatar, primeiramente, que a Consulta Prévia concorre com arranjos institucionais de “Imposição Prévia” e, em decorrência dessa relação institucional, se manifesta de modo fraco institucionalmente. Ademais, apurou-se que, de fato, o Brasil vive um Estado de Coisas Inconstitucional Ambiental e o descumprimento reiterado da CPLI contribui direta e indiretamente para essa realidade inconstitucional.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsulta Préviapt_BR
dc.subjectConvenção 169 da OITpt_BR
dc.subjectEstado de Coisas Inconstitucional Ambientalpt_BR
dc.titleA “Imposição Prévia” no Estado de Coisas Inconstitucional Ambiental: inobservância institucional do Direito à Consulta Prévia, Livre e Informadapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Camilla Montanha-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4782067539248056pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0633839491097907pt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian political trajectory is marked, for the most part, by strong negligence in safeguarding the environment. In recent decades, the country has suffered the consequences of this history, experiencing an increase in cases of major natural disasters. In this context, the Federal Supreme Court was repeatedly provoked to comment on the existence (or not) of an Environmental Unconstitutional State of Affairs (ECI) in Brazil. The main objective of this research is to investigate whether, indeed, it is possible to talk about ECI in environmental matters in Brazil and, especially, if confirmed, what is its relationship with the institutionalized non-compliance with the right to Prior, Free and Informed Consultation (CPLI) in Brazil? country. To this end, a qualitative analysis of an exploratory nature was carried out, investigating documentary and bibliographic sources. In the methodology, the theoretical perspective of neo-institutionalism was used as an important tool to study the real manifestation of the CPLI in Brazil, interpreted as a formal institution of Brazilian law. As a result, it can be seen, firstly, that Prior Consultation competes with institutional arrangements of “Prior Imposition” and, as a result of this institutional relationship, manifests itself in a weak institutional way. Furthermore, it was found that, in fact, Brazil is experiencing an Unconstitutional Environmental State of Affairs and the repeated non-compliance with the CPLI contributes directly and indirectly to this unconstitutional reality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7260517597107788pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2954-9067pt_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laura Gabriella Muniz da Silva.pdf498,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons