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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58439

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Título: Exemplos de recursos recentes para estudo de forma e função de múltiplas áreas do sistema nervoso
Autor(es): SOUZA, Talita Feliciano de
Palavras-chave: Neurociência; Atividade neuronal; Eletrofisiologia; Neuroengenharia
Data do documento: 27-Mar-2024
Citação: SOUZA, Talita Feliciano de. Exemplos de recursos recentes para estudo de forma e função de múltiplas áreas do sistema nervoso. 2024. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - curso de Engenharia Biomédica, Departamento de Engenharia Biomédica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O estudo no campo neurocientífico se faz importante porque o cérebro é um dos principais órgãos do corpo e ele é responsável pela interpretação de estímulos e comunicação entre o meio interno e externo. Com o passar do tempo os organismos tendem a mudar, em alguns casos se degenerar e o envelhecimento populacional traz consigo um grande número de pessoas que podem ser acometidas por doenças neurológicas que quando o sistema não dispõe de estudos e estrutura adequada para abarcar essa problemática, pode sofrer com sobrecarga não só para meios de saúde como também financeiros, já que foi mostrado que o custo com tratamentos de demência chegou a atingir 1% do PIB (produto interno bruto) mundial em 2010. Por esse motivo, desenvolver habilidades de pesquisa e ensino voltadas para instigar a autonomia na aquisição de conhecimentos no campo da neurociência, fazendo uso de métodos, meios e dados científicos já disponíveis ao público como o projeto do Allen Institute que disponibilizou, entre outros, os dados de pesquisas de comportamento visual de camundongos e ferramentas como o Google Colaboratory que permitem ao usuário programar em linguagem Python por meio de máquina virtual sem a necessidade de instalação de programa em seu desktop. Possibilitando a demonstração e aplicação do uso desses material com linguagem acessível e tentando explicar os conceitos básicos que norteiam os dados, por meio da elaboração de cadernos com perguntas que podem ser criadas e respondidas com base na análise dos dados eletrofisiológicos de experimentos como os fornecidos pelo Allen Institute, para análise de spikes e atividades neurais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58439
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