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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58429
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Fabio Anderson Menezes dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T16:43:32Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T16:43:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-01 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, fabio. Acústica por meio de instrumentos musicais: uma proposta de sequência didática. 2024 Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58429 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática a partir de instrumentos musicais de sopro, para as aulas de acústica do ensino médio. A proposta surge a partir de uma inquietação do autor, que desde seu tempo de ensino médio presenciou aulas pacatas, tradicionais e com o jeito mecânico de ser exposta. Foi a partir dessa brecha que esse trabalho tomou forma, aliando o “ser músico” do autor com o “ser docente”, tendo em vista que dinâmicas desse cunho traria aulas mais participativas e diferentes do que foi presenciado em seu ensino médio. A proposta é dividida em quatro encontros, cada um deles com a duração padrão de aula (50 minutos) que parte desde a apresentação da proposta até a criação de um instrumento musical pelos discentes, fazendo com que tenham na aula não somente a idealização de conceitos físicos, mas sim a criação de um instrumento que foi objeto de discussão em aulas anteriores. Por fim, este momento serviria ainda como momento avaliativo, ao qual o professor poderia fazer a análise de toda sequência aplicada, por meio da explicação discente dos fenômenos com o instrumento criado, ou em partes do próprio conteúdo, trabalhando não somente a física, mas a artes e áreas correlatas. Assim, os discentes poderão ver que a física não é somente cálculos, fórmulas aplicações pouco dinâmicas, mas sim uma área que envolve diversas áreas dos saberes e que tem diversas formas de ser explorada. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Instrumento musical | pt_BR |
dc.subject | Acústica | pt_BR |
dc.title | Acústica por meio de instrumentos musicais: uma proposta de sequência didática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to propose a didactic sequence based on wind musical instruments, for high school acoustics classes. The proposal arises from the author's concerns, who since his time in high school have witnessed calm, traditional classes with a mechanical way of being offered. It was from this gap that this work took shape, combining the author's “being a musician” with “being a teacher”, considering that dynamics of this nature would bring more participatory and different classes from what was witnessed in his high school. The proposal is divided into four meetings, each with the standard class duration (50 minutes) that starts from the presentation of the proposal to the creation of a musical instrument by the students, meaning that in the class they will not only have the idealization of concepts physics, but rather the creation of an instrument that was the subject of discussion in previous classes. Finally, this moment would also serve as an evaluative moment, in which the teacher could analyze the entire applied sequence, through the student's explanation of the phenomena with the instrument created, or in parts of the content itself, working not only on physics, but also on arts and related areas. Thus, students will be able to see that physics is not just calculations, formulas and applications that are not very dynamic, but rather an area that involves different areas of knowledge and that has different ways of being explored. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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