Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58418

Compartilhe esta página

Título: Análise estratégica de marca no interior de Pernambuco: um estudo de caso na área comercial de uma indústria cervejeira.
Autor(es): SANTOS, Larissa Maria da Silva Vieira dos
Palavras-chave: Estratégia; Matriz SWOT; Cinco Forças de Porter; Metodologia Kano
Data do documento: 17-Out-2024
Citação: SANTOS, Larissa Maria da Silva Vieira dos. Análise estratégica de marca no interior de Pernambuco: um estudo de caso na área comercial de uma indústria cervejeira. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A estratégia é um fator decisivo para a boa performance de uma empresa. Também é crucial para garantir o sucesso de suas marcas. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de analisar o posicionamento estratégico de uma marca do portfólio de uma cervejaria no interior de Pernambuco que tem desempenho inferior em comparação às demais regiões e identificar qual o problema estratégico associado. O método adotado neste estudo utilizou a Matriz SWOT e as Cinco Forças de Porter para analisar o contexto interno e externo em que a empresa está inserida, além da Metodologia Kano para identificar as preferências do cliente. A aplicação dessas ferramentas foi realizada por meio de entrevistas com o time gerencial e questionário aberto ao público da região. Os principais resultados indicam que a alta taxa de indisponibilidade é a principal razão para as baixas vendas, além disso, a falta dos produtos é o item que reduz a satisfação segundo a Metodologia Kano. Adicionalmente, alguns pontos críticos de menor prioridade também foram encontrados, como a necessidade de promover ações de desconto e a participação em eventos da região. Dessa forma, atuar sobre os altos índices de indisponibilidade traz maior impacto positivo para a estratégia da marca.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58418
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Larissa Maria da Silva Vieira dos Santos.pdf774,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons