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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58366

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Título: Bebeteca? Um estudo de caso sobre uma biblioteca infantil em um ambiente escolar
Autor(es): NASCIMENTO, Yasmin Vitória do
Palavras-chave: Bebeteca; Biblioteca Infantil; Biblioteconomia; Escola
Data do documento: 15-Mar-2024
Citação: NASCIMENTO, Yasmin Vitória do. Bebeteca? : Um estudo de caso sobre uma biblioteca infantil em um ambiente escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Nas bibliotecas escolares reside o despertar de um ser leitor dentro de todo indivíduo. Tradicionalmente, estes espaços praticam atividades de leitura, mas possuem outros objetivos como a guarda e segurança das crianças na ausência dos pais. Com o foco no desenvolvimento do leitor em sua primeira infância, o conceito de Bebeteca foi trazido ao público, no fim do século passado. Consiste em um ambiente informacional planejado para leitores em formação. Diferente das bibliotecas infantis tradicionais, a Bebeteca tem sua estrutura física e dinâmica direcionadas para estímulo ao desenvolvimento da construção de uma criança leitora e crítica, antes mesmo da alfabetização desta. Apenas no início do século atual se iniciam as discussões sobre esse conceito no Brasil. Assim, muitas dúvidas ainda existem em relação à aplicação dos preceitos de uma Bebeteca. Partindo deste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar se as bibliotecas do caso estudado podem ser identificadas como uma Bebeteca. A abordagem adotada nesta pesquisa é um estudo de caso qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semi estruturada, com a coordenação, bibliotecários e professores. A análise das entrevistas seguiu o proposto por Mattos (2005). Foi relatada a existência de dois tipos de bibliotecas, a Central e a de Sala. A Biblioteca Central tem uma dinâmica de funcionamento que se assemelha às bibliotecas tradicionais. Para as bibliotecas de sala, há o pressuposto de que as crianças mais novas aprendem através da exploração, experimentação e conversação. Então, existe uma intencionalidade em expô-las muito cedo ao universo literário, através de um espaço estruturado onde são desenvolvidas atividades específicas, a fim de estimular o gosto pela leitura. Entende-se que seguindo o conceito de Bebeteca.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58366
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