Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58346

Compartilhe esta página

Título: Manejo das lesões de Cárie em dentes posteriores : uma revisão Integrativa das Diretrizes Clínicas e Declarações de Consensos
Autor(es): ALBUQUERQUE, Catarina Moura Tavares
Palavras-chave: Cárie; Lesões de cárie; Manejo; Tratamento conservador
Data do documento: 2-Abr-2023
Citação: ALBUQUERQUE, Catarina Moura Tavares. Manejo das lesões de cárie: uma Revisão Integrativa das Diretrizes Clínicas e Declarações de Consensos. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo explorar o escopo, o conteúdo e a consistência dos documentos de orientação existentes sobre o tratamento da cárie dentária em dentes posteriores. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com base em diretrizes para a prática clínica e consensos. A pergunta norteadora que subsidiou a revisão foi: quais as recomendações para o manejo das lesões de cárie baseados nos manuais e consensos de especialistas? Com base na compreensão contemporânea do processo de cárie, as intervenções disponíveis e os fatores que podem determinar ou modificar os limiares de cada intervenção foram todos discutidos nos consensos escolhidos da presente revisão. Cada artigo relacionou uma série de recomendações, e a partir da leitura exploratória e minuciosa dos 4 documentos, foi possível construir dois quadros práticos sobre o manejo das lesões de cárie respondendo aos seguintes questionamentos: Quando não restaurar, quando restaurar e como restaurar? Atividade, cavitação e capacidade de limpeza são os principais fatores a serem considerados para determinar o manejo mais eficiente das lesões de cárie. Lesões incipientes, ou cavitadas em 1/3 de dentina externa e que podem ser limpas, serão tratadas de forma não invasiva ou micro invasiva. Lesões cavitadas que não podem ser higienizadas ou com cavitação profunda que ofereça risco de exposição pulpar, devem ser restauradas observando as prioridades: preservação do tecido saudável e remineralizável, obtenção do selamento restaurador, manutenção da saúde pulpar e garantia da longevidade da restauração. Palavras-chave: Cárie; lesões de cárie; manejo; tratamento conservador.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58346
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Catarina Moura Tavares Albuquerque.pdf
  Item embargado até 2025-10-31
337,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons