Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58335

Share on

Title: Gestão Financeira para músicos formalizados: um estudo exploratório com profissionais em Pernambuco
Authors: SANTOS, Rosana Marília da SIlva
Keywords: Finanças; Música; Gestão Financeira
Issue Date: 5-Sep-2024
Citation: SANTOS, Rosana Marília da Silva. Gestão Financeira para músicos formalizados: um estudo exploratório com profissionais em Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo aplicado, com abordagem qualitativa, teve como objetivo geral analisar a relevância da Gestão Financeira para músicos profissionais no Estado de Pernambuco. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas com os profissionais selecionados por meio de amostra não probabilística por acessibilidade, do ramo da música que atuam em categorias distintas neste mercado. Os resultados obtidos evidenciam que, apesar dos benefícios da formalização, os músicos pernambucanos necessitam de educação financeira, o que compromete a sustentabilidade de suas trajetórias profissionais. A diversidade de perfis e experiências dos músicos demanda abordagens personalizadas na capacitação financeira. Além disto, as entrevistas revelaram que a maioria dos músicos gerenciam suas finanças intuitivamente, sem ferramentas adequadas, o que pode resultar em prejuízos. Em síntese, o estudo propõe que músicos formalizados aprimorem a gestão financeira de seus negócios por meio de capacitação contínua em educação financeira, uso de softwares de controle financeiro e, quando necessário, contratar profissionais especializados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58335
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - ROSANA MARÍLIA DA SILVA SANTOS.pdf564,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons