Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58333

Share on

Title: A percepção dos gerentes de instituições financeiras sobre o papel das habilidades contábeis na análise de riscos financeiros empresariais
Authors: SILVA, Bruna Lopes de Sena
Keywords: Habilidades contábeis; Riscos financeiros; Gestão bancária; Análise de crédito
Issue Date: 10-Oct-2024
Citation: SILVA, Bruna Lopes de Sena. A percepção dos gerentes de instituições financeiras sobre o papel das habilidades contábeis na análise de riscos financeiros empresariais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar como as habilidades contábeis influenciam a percepção dos gerentes de instituições financeiras na análise de riscos financeiros das empresas. A pesquisa aborda o papel estratégico desses gerentes na gestão de carteiras de clientes e na tomada de decisões baseadas na análise de demonstrativos financeiros, como balanço patrimonial e demonstração de resultados. Apesar de o risco inicial ser determinado por modelos quantitativos e sistemas automatizados, o estudo evidencia que a habilidade de interpretar dados contábeis de forma crítica proporciona uma visão mais refinada dos riscos, permitindo ajustes nas estratégias de mitigação. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa com gerentes de um escritório bancário, destacando os relatórios contábeis mais utilizados e as dificuldades enfrentadas na interpretação das informações. Os resultados mostram que as habilidades contábeis são um fator crucial para a avaliação de risco e a gestão eficiente das carteiras, sendo uma competência essencial para prevenir inadimplências e a melhoria da qualidade das decisões financeiras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58333
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Bruna Lopes de Sena da Silva.pdf359,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons