Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58324
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Daniel de Souza Leão | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Suzan | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T17:51:30Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T17:51:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-29 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Suzan. A natureza feminina da arte brennandiana: perspectivas frente ao antropoceno. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58324 | - |
dc.description.abstract | Este estudo propõe uma análise da representação do feminino na obra escultórica de Francisco Brennand, decodificando seu discurso visual e textual e incorporando perspectivas de outros pensadores. O objetivo central é compreender como esse discurso, que insinua a naturalização do feminino, foi concebido e pode ser interpretado atualmente, especialmente à luz do contexto contemporâneo do antropoceno. A pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar para investigar as implicações sociais e ecológicas da relação entre "feminino" e "natureza", em concordância com reivindicações ecofeministas. Referências teóricas da História, Museologia, Antropologia e Estudos Feministas, como Meneses (2003), Federici (2017), Santiago (2017), Pitta (1977) e Latour (2020), são empregadas para embasar a análise. As reflexões destacam como as imagens e formas na obra de Brennand constroem uma narrativa permeada por mitos que refletem aspectos significativos da realidade. Os dados obtidos mostram que, embora a narrativa pareça buscar transcender o patriarcado nas artes e na sociedade moderna com um tom reverente, paradoxalmente, acaba por reproduzi-lo ao se apoiar em fontes antiquadas. Conclui-se que uma revisão crítica da musealização da obra e da imagem do autor é essencial para ampliar a perspectiva emancipatória do museu. Esta revisão, além de desconstruir representações limitadoras, pode descentralizar o espaço e propor discursos plurais, enriquecendo a experiência museal e fomentando um diálogo mais inclusivo sobre gênero, arte e sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Feminino | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Francisco Brennand | pt_BR |
dc.subject | Antropoceno | pt_BR |
dc.title | A natureza feminina na arte brennandiana : perspectivas frente ao antropoceno | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1303379817116312 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9871989139201546 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study proposes an analysis of the representation of the feminine in Francisco's sculptural work Brennand, decoding his visual and textual discourse and incorporating perspectives from others thinkers. The central objective is to understand how this discourse, which insinuates naturalization of the feminine, was conceived and can be interpreted today, especially in light of the contemporary context of the Anthropocene. The research adopts an interdisciplinary approach to investigate the social and ecological implications of the relationship between "feminine" and "nature", in line with ecofeminist demands. Theoretical references of History, Museology, Anthropology and Feminist Studies, such as Meneses (2003), Federici (2017), Santiago (2017), Pitta (1977) and Latour (2020) are used to support the analysis. To the reflections highlight how the images and shapes in Brennand's work construct a narrative permeated by myths that reflect significant aspects of reality. The data obtained show that, although the narrative seems to seek to transcend patriarchy in the arts and modern society with a reverent tone, paradoxically, ends up reproducing it by rely on old-fashioned fonts. It is concluded that a critical review of the musealization of the work and The author's image is essential to expand the museum's emancipatory perspective. This review, In addition to deconstructing limiting representations, it can decentralize space and propose plural discourses, enriching the museum experience and fostering a more inclusive dialogue about gender, art and society. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas: Museologia | pt_BR |
dc.degree.departament | (CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Museologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Museologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A NATUREZA FEMININA NA ARTE BRENNANDIANA.pdf | A NATUREZA FEMINA NA ARTE BRENNANDIANA: PERSPECTIVAS FRENTE AO ANTROPOCENO | 2,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons