Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58296

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Siane Gois Cavalcanti-
dc.contributor.authorBarbosa, José Dnilson Castelo Banco-
dc.date.accessioned2024-10-25T18:53:29Z-
dc.date.available2024-10-25T18:53:29Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.date.submitted2024-10-21-
dc.identifier.citationBARBOSA, José Dnilson Castelo Branco. O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, OS GÊNEROS DO DISCURSO E A INTERLOCUÇÃO COM A CULTURA DIGITAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura EAD) - universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58296-
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado da nossa pesquisa acerca do livro didático de língua portuguesa, dos gêneros do discurso e da interlocução destes com a cultura digital. Objetivamos, por meio dele, analisar qual é o espaço destinado à cultura digital nas coleções didáticas de Língua Portuguesa do 9º ano e de que forma os gêneros do discurso, especificamente, o conto, estariam interagindo e dialogando com esta cultura. Para tanto, nos debruçamos sobre as bases teóricas de Bakhtin (2003), Farias (2013), Bunzen(2005), Rojo (2013), Kenski (2018), dentre outros, como também, em documentos: BNCC (2018). As coleções analisadas foram as obras “Tecendo Linguagem - Língua Portuguesa” de (OLIVEIRA, ARAÚJO, 2018) 5ª edição; Editora IBEP e “Se Liga na Língua - Leitura, Produção de Texto e Linguagem” (ORMUNDO, SINISCALCHI, 2018) 1ª Edição; Editora Moderna. Após análise dos livros do 9º ano do Ensino Fundamental - anos finais, percebemos que ambos os livros das coleções citadas ainda deixam muito a desejar com relação àinterlocução de seus textos com a cultura digital. Os sites de internet indicados no livro surgem, na maioria das vezes, apenas como a fonte de onde os textos foram extraídos, quase não se vê indicações de sites, blogs, podcast, vídeos, sugestões de playlist, dentre outros para a ampliação do repertório cultural e literário do estudante. Com relação ao gênero conto, apenas na coleção didática Se Liga na Língua, observamos no primeiro conto, a indicação de um site onde se encontra outra obra do autor,no segundo conto, uma box indicando um vídeo com entrevista.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didático de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.titleO livro Didático de Língua Portuguesa, os Gêneros do Discurso e a Interlocução com a Cultura Digitalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3140964910953390pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOSÉ DNILSON CASTELO BRANCO BARBOSA .pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons