Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58271
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Paulo Vinicius do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T11:33:47Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T11:33:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-19 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Paulo Vinicius do Nascimento. Impactos da política nacional de escolas cívico-militares sobre a gestão de escolas públicas e a organização do trabalho pedagógico: uma reflexão. 2024. 30 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58271 | - |
dc.description.abstract | A militarização das escolas públicas brasileiras envolve a transferência da gestão escolar para os militares, criando uma gestão compartilhada entre civis e militares. Esse processo impõe a doutrina militar a diversos aspectos da educação, com raízes que remontam aos colégios militares do Império e evoluindo para escolas militarizadas na década de 1990. Os colégios militares, vinculados ao Ministério da Defesa, visam a formação de oficiais, enquanto as escolas de gestão compartilhada buscam integrar a cultura militar na educação pública. A criação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) em 2019 teve o objetivo de expandir esse modelo em todo o país, alinhando-se a uma agenda conservadora. Entretanto, esse modelo gerou controvérsias por suas implicações na gestão escolar e na qualidade da educação, afastando-se dos princípios democráticos. Apesar de o PECIM ter sido revogado em 2023, suas consequências permanecem em vários estados. A militarização reflete uma reestruturação educacional que prioriza disciplina e hierarquia, em detrimento da formação crítica e democrática, exacerbando desigualdades e limitando a autonomia dos profissionais de educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escolas Cívico-Militares | pt_BR |
dc.subject | Militarização das Escolas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Democrático | pt_BR |
dc.title | Impactos da política nacional de escolas cívico-militares sobre a gestão de escolas públicas e a organização do trabalho pedagógico: uma reflexão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7036443180919016 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1522788697371835 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The militarization of Brazilian public schools involves the transfer of school management to the military, creating a shared management structure between civilians and military personnel. This process imposes military doctrine on various aspects of education, with roots tracing back to the military schools of the Empire and evolving into militarized schools in the 1990s. Military colleges, linked to the Ministry of Defense, focus on training future officers, while shared management schools aim to integrate military culture into public education. The creation of the National Program for Civic-Military Schools (PECIM) in 2019 sought to expand this model nationwide, aligning with a conservative political agenda. However, this model has generated controversies due to its implications for school management and education quality, distancing itself from democratic principles. Although PECIM was revoked in 2023, its effects persist in various states. Militarization reflects an educational restructuring that prioritizes discipline and hierarchy over critical and democratic education, exacerbating inequalities and limiting the autonomy of education professionals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
paulo vinicius TCC.pdf | 981,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons