Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58271

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Paulo Vinicius do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-10-25T11:33:47Z-
dc.date.available2024-10-25T11:33:47Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.date.submitted2024-10-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Vinicius do Nascimento. Impactos da política nacional de escolas cívico-militares sobre a gestão de escolas públicas e a organização do trabalho pedagógico: uma reflexão. 2024. 30 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58271-
dc.description.abstractA militarização das escolas públicas brasileiras envolve a transferência da gestão escolar para os militares, criando uma gestão compartilhada entre civis e militares. Esse processo impõe a doutrina militar a diversos aspectos da educação, com raízes que remontam aos colégios militares do Império e evoluindo para escolas militarizadas na década de 1990. Os colégios militares, vinculados ao Ministério da Defesa, visam a formação de oficiais, enquanto as escolas de gestão compartilhada buscam integrar a cultura militar na educação pública. A criação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) em 2019 teve o objetivo de expandir esse modelo em todo o país, alinhando-se a uma agenda conservadora. Entretanto, esse modelo gerou controvérsias por suas implicações na gestão escolar e na qualidade da educação, afastando-se dos princípios democráticos. Apesar de o PECIM ter sido revogado em 2023, suas consequências permanecem em vários estados. A militarização reflete uma reestruturação educacional que prioriza disciplina e hierarquia, em detrimento da formação crítica e democrática, exacerbando desigualdades e limitando a autonomia dos profissionais de educação.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas Cívico-Militarespt_BR
dc.subjectMilitarização das Escolas Públicaspt_BR
dc.subjectEnsino Democráticopt_BR
dc.titleImpactos da política nacional de escolas cívico-militares sobre a gestão de escolas públicas e a organização do trabalho pedagógico: uma reflexãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7036443180919016pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxThe militarization of Brazilian public schools involves the transfer of school management to the military, creating a shared management structure between civilians and military personnel. This process imposes military doctrine on various aspects of education, with roots tracing back to the military schools of the Empire and evolving into militarized schools in the 1990s. Military colleges, linked to the Ministry of Defense, focus on training future officers, while shared management schools aim to integrate military culture into public education. The creation of the National Program for Civic-Military Schools (PECIM) in 2019 sought to expand this model nationwide, aligning with a conservative political agenda. However, this model has generated controversies due to its implications for school management and education quality, distancing itself from democratic principles. Although PECIM was revoked in 2023, its effects persist in various states. Militarization reflects an educational restructuring that prioritizes discipline and hierarchy over critical and democratic education, exacerbating inequalities and limiting the autonomy of education professionals.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paulo vinicius TCC.pdf981,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons