Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5827

Compartilhe esta página

Título: Aplicação do BSC no Planejamento Estratégico em empresas que utilizam Sistema de Gestão de Qualidade: Proposta de um modelo
Autor(es): GONÇALVES, Helen Silva
Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Ambientes da Qualidade; Balanced Scorecard.
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Silva Gonçalves, Helen; Benzaquen Sicsu, Abraham. Aplicação do BSC no Planejamento Estratégico em empresas que utilizam Sistema de Gestão de Qualidade: Proposta de um modelo. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Este trabalho apresenta a proposta de um modelo de planejamento estratégico, que esteja alinhado a um sistema de gestão de qualidade, buscando tratá-la de forma estratégica de fato. Para isso, também foi considerado o modelo o sistema estratégico de medição de desempenho Balanced Scorecard (BSC), que visa o alinhamento estratégico das organizações. A base conceitual do mesmo, apresenta temas relacionados a área de planejamento estratégico, gestão da qualidade e controle e avaliação de desempenho. Foi realizada visita a uma empresa pertencente ao setor elétrico, para analisar seu processo de planejamento estratégico e sistema de medição de desempenho, de forma a auxiliar no desenvolvimento do modelo proposto. Os resultados observados na empresa evidenciaram uma medição de desempenho isolada entre áreas. O modelo elaborado neste trabalho tem como objetivo propor a inserção dos ambientes da qualidade nas etapas do planejamento estratégico, ajudando as empresas a definirem indicadores específicos para área de qualidade, agrupados nas perspectivas do BSC. O modelo proposto busca considerar a qualidade no processo estratégico de planejamento, estabelecendo objetivos e estratégias voltadas para área, de maneira a evidenciar sua importância. Os efeitos que a área de qualidade pode gerar em todos os setores ou áreas da empresa devem estar integrados numa relação de causa e efeito
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5827
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7381_1.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons