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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58255

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Título: A autocorreção por meio da reorganização sintática em tempo real : uma abordagem metacognitiva na formação inicial de professores de Francês Língua Estrangeira
Autor(es): SOUZA, Arlley Antonio de Melo
Palavras-chave: Francês Língua Estrangeira; Produção oral; Reorganização sintática
Data do documento: 15-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Arlley Antonio de Melo. A autocorreção por meio da reorganização sintática em tempo real: uma abordagem metacognitiva na formação inicial de professores de Francês Língua Estrangeira. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O pano de fundo em que se insere esta pesquisa diz respeito à latente necessidade do fomento de mais reflexões acerca do ensino/aprendizagem da oralidade do Francês Língua Estrangeira (FLE). Um dos aspectos pertinentes da oralidade encontra respaldo no termo reorganização sintática, cunhado por Tanguy (2018), e entendido neste estudo como a autocorreção de frases durante a produção oral com o objetivo de comunicar o que se quer dizer de maneira mais assertiva. Considerando a pertinência deste tema, perguntamo-nos quando e como esta estratégia da reorganização sintática pode se tornar consciente e útil para o desenvolvimento da produção oral dos professores de FLE em formação inicial. Ela pode servir como um elemento de autoavaliação metacognitiva de sua aprendizagem? E o que a tomada de consciência desta estratégia lhes pode trazer de profícuo? Assim, o objetivo geral desta pesquisa, de cunho qualitativo, é investigar a reorganização sintática enquanto evidência de autocorreção na produção oral de professores em formação inicial de língua francesa do nível B1. Os dados dessa pesquisa foram retirados das transcrições de gravações de encontros de conversação que versavam sobre diversos temas motivadores de fala livre e espontânea – falar de si, comentar notícias, expressar sua opinião e contar uma história. Investigou-se a existência e o tipo de estruturas linguísticas mais recorrentes nas falas reorganizadas pelos participantes. Verificou-se, também, através de um questionário, o nível de consciência dos participantes da pesquisa acerca da sua capacidade de autocorreção e das reorganizações sintáticas por eles realizadas. Os resultados demonstraram que os professores em formação inicial de nível B1 que participaram da pesquisa recorrem à reorganização sintática de estruturas internalizadas da língua francesa como estratégia de autocorreção. Assim, concluímos que esse processo ocorre de forma consciente, já que os relatos coletados apontam para uma tomada de consciência metacognitiva acerca do mesmo durante sua jornada acadêmica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58255
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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