Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58255

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva-
dc.contributor.authorSOUZA, Arlley Antonio de Melo-
dc.date.accessioned2024-10-24T13:26:47Z-
dc.date.available2024-10-24T13:26:47Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Arlley Antonio de Melo. A autocorreção por meio da reorganização sintática em tempo real: uma abordagem metacognitiva na formação inicial de professores de Francês Língua Estrangeira. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58255-
dc.description.abstractO pano de fundo em que se insere esta pesquisa diz respeito à latente necessidade do fomento de mais reflexões acerca do ensino/aprendizagem da oralidade do Francês Língua Estrangeira (FLE). Um dos aspectos pertinentes da oralidade encontra respaldo no termo reorganização sintática, cunhado por Tanguy (2018), e entendido neste estudo como a autocorreção de frases durante a produção oral com o objetivo de comunicar o que se quer dizer de maneira mais assertiva. Considerando a pertinência deste tema, perguntamo-nos quando e como esta estratégia da reorganização sintática pode se tornar consciente e útil para o desenvolvimento da produção oral dos professores de FLE em formação inicial. Ela pode servir como um elemento de autoavaliação metacognitiva de sua aprendizagem? E o que a tomada de consciência desta estratégia lhes pode trazer de profícuo? Assim, o objetivo geral desta pesquisa, de cunho qualitativo, é investigar a reorganização sintática enquanto evidência de autocorreção na produção oral de professores em formação inicial de língua francesa do nível B1. Os dados dessa pesquisa foram retirados das transcrições de gravações de encontros de conversação que versavam sobre diversos temas motivadores de fala livre e espontânea – falar de si, comentar notícias, expressar sua opinião e contar uma história. Investigou-se a existência e o tipo de estruturas linguísticas mais recorrentes nas falas reorganizadas pelos participantes. Verificou-se, também, através de um questionário, o nível de consciência dos participantes da pesquisa acerca da sua capacidade de autocorreção e das reorganizações sintáticas por eles realizadas. Os resultados demonstraram que os professores em formação inicial de nível B1 que participaram da pesquisa recorrem à reorganização sintática de estruturas internalizadas da língua francesa como estratégia de autocorreção. Assim, concluímos que esse processo ocorre de forma consciente, já que os relatos coletados apontam para uma tomada de consciência metacognitiva acerca do mesmo durante sua jornada acadêmica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFrancês Língua Estrangeirapt_BR
dc.subjectProdução oralpt_BR
dc.subjectReorganização sintáticapt_BR
dc.titleA autocorreção por meio da reorganização sintática em tempo real : uma abordagem metacognitiva na formação inicial de professores de Francês Língua Estrangeirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7947617568605649pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4034316417678295pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxLe contexte de cette recherche concerne le besoin latent d'encourager une réflexion plus approfondie sur l'enseignement/apprentissage de l'oralité en Français Langue Etrangère (FLE). L'un des aspects pertinents de l'oralité est soutenu par le terme de réorganisation syntaxique, proposé par Tanguy (2018), et compris dans cette étude comme l'autocorrection des phrases pendant la production orale dans le but de communiquer ce que l'on veut dire d'une manière plus affirmée. Compte tenu de la pertinence de ce sujet, nous nous demandons quand et comment cette stratégie de réorganisation syntaxique peut devenir consciente et utile pour le développement de la production orale des enseignants de FLE en formation initiale. Peut-elle servir d'élément d'auto-évaluation métacognitive de leur apprentissage ? Et que peut leur apporter la prise de conscience de cette stratégie ? L'objectif général de cette recherche qualitative est d'étudier la réorganisation syntaxique comme preuve d'autocorrection dans la production orale d'enseignants de français en formation initiale de niveau B1. Les données de cette recherche proviennent de la transcription d'enregistrements de rencontres conversationnelles portant sur différents thèmes motivants de la parole libre et spontanée - parler de soi, commenter l'actualité, exprimer son opinion et raconter une histoire. Nous avons étudié l'existence et le type de structures linguistiques les plus récurrentes dans le discours réorganisé par les participants. Un questionnaire a également été utilisé pour vérifier le niveau de conscience des participants quant à leur capacité d'autocorrection et les réorganisations syntaxiques qu'ils ont effectuées. Les résultats ont montré que les enseignants de niveau B1 qui ont participé à la recherche ont recours à la réorganisation syntaxique des structures françaises intériorisées comme stratégie d'autocorrection. Nous concluons donc que ce processus se déroule de manière consciente, puisque les rapports recueillis indiquent une prise de conscience métacognitive de ce processus au cours de leur parcours académique.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Arlley Antonio de Melo Souza.PDF1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons