Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58238

Compartilhe esta página

Título: Ganho de peso excessivo em gestantes e consumo de alimentos ultraprocessados: uma revisão narrativa
Autor(es): SILVA, Rillary Monteiro de Almeida
Palavras-chave: Gestação e ganho de peso excessivo; Gestação e consumo alimentar; Gestação e consumo de alimentos ultraprocessados; Gestação e obesidade
Data do documento: 11-Out-2024
Citação: SILVA, Rillary Monteiro de Almeida. Ganho de peso excessivo em gestantes e consumo de alimentos ultraprocessados: uma revisão narrativa. 2024. Trabalho de conclusão de curso Nutrição -Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo desse estudo foi revisar a literatura mundial sobre influência do consumo de alimentos ultraprocessados (AUPs) no ganho de peso excessivo na gestação. Com essa finalidade a busca por artigos indexados foi realizada nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Embase, Web of Science e Scielo, com publicações em inglês e português entre os anos de 2010 a 2024, mais alguns artigos de anos anteriores considerados importantes para o tema. Foram utilizados os descritores: “Pregnancy and excessive weight gain”, “Pregnancy and food consumption”, “Pregnancy and consumption of ultra-processed foods”, “Pregnancy and obesity”. Os resultados desta revisão indicam uma associação entre o consumo de AUPs e o ganho de peso excessivo durante a gestação o qual está diretamente relacionado a diversas complicações gestacionais, como diabetes, hipertensão, e maior risco de parto prematuro. Além disso, os resultados demonstram que o consumo de AUP durante a gestação impacta negativamente a saúde do feto, sendo associado a um aumento na adiposidade fetal. Essa condição pode predispor a criança a problemas metabólicos, como obesidade e síndrome metabólica, tanto na infância quanto na vida adulta. Sendo assim, não há dúvidas de que o consumo elevado de alimentos ultraprocessados impacta negativamente o binômio mãe e filho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58238
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rillary Monteiro de Almeida Silva.pdf817,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons