Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58232
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Daniel Vater de | - |
dc.contributor.author | BARROS, Davi Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T18:19:37Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T18:19:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Davi Rocha de. O conceito de paisagem a partir de uma aula-campo em Olinda/PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58232 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da paisagem para a educação geográfica. Conseguintemente, a aula-campo surge como método indispensável para o ensino de Geografia. Assim, a pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, o que possibilitou ao pesquisador, estar incluído na investigação, ora como colaborador, ora como interlocutor. Desta forma, foi realizada uma revisão literária, que buscou aprofundar a historicidade do conceito de Paisagem, até o entendimento atual para a ciência geográfica, junto à análise de elementos que fundamentam o trabalho do professor: a BNCC, os PCNs e o livro didático. Por fim, foi realizada uma aula-campo, a fim de identificar, in loco, as particularidades e metodologias aplicadas na elaboração deste trabalho de campo para estudantes vestibulandos. A pesquisa resulta numa noção proximal entre a aula-campo e a análise espaço-temporal, de forma a permitir ao aluno uma experiência de aula de Geografia fora da sala de | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Aula-Campo | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Análise espacial | pt_BR |
dc.title | O conceito de paisagem a partir de uma aula-campo em Olinda/PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6021287176557902 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Ce travail vise à souligner l'importance du paysage pour l'enseignement de la géographie. Par conséquent, la classe de terrain apparaît comme une méthode indispensable pour l'enseignement de la géographie. Ainsi, la recherche a été menée selon une approche qualitative à caractère exploratoire, qui a permis d'inclure le chercheur dans l'enquête, tantôt en tant que collaborateur, tantôt en tant qu'interlocuteur. Ainsi, une revue littéraire a été réalisée, qui visait à approfondir l'historicité du concept de paysage, jusqu'à la compréhension actuelle de la science géographique, ainsi que l'analyse des éléments qui sous-tendent le travail de l'enseignant: le BNCC, les PCN et le manuel. Enfin, une classe de terrain a été réalisée afin d'identifier, in loco, les particularités et les méthodologies appliquées dans l'élaboration de ce travail de terrain pour les étudiants passant des examens d'entrée. La recherche aboutit à une notion proximale entre le terrain-classe et l'analyse spatio-temporelle, afin de permettre | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Davi Rocha de Barros.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons