Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58232

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Daniel Vater de-
dc.contributor.authorBARROS, Davi Rocha de-
dc.date.accessioned2024-10-23T18:19:37Z-
dc.date.available2024-10-23T18:19:37Z-
dc.date.issued2022-12-28-
dc.date.submitted2024-10-23-
dc.identifier.citationBARROS, Davi Rocha de. O conceito de paisagem a partir de uma aula-campo em Olinda/PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58232-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da paisagem para a educação geográfica. Conseguintemente, a aula-campo surge como método indispensável para o ensino de Geografia. Assim, a pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, o que possibilitou ao pesquisador, estar incluído na investigação, ora como colaborador, ora como interlocutor. Desta forma, foi realizada uma revisão literária, que buscou aprofundar a historicidade do conceito de Paisagem, até o entendimento atual para a ciência geográfica, junto à análise de elementos que fundamentam o trabalho do professor: a BNCC, os PCNs e o livro didático. Por fim, foi realizada uma aula-campo, a fim de identificar, in loco, as particularidades e metodologias aplicadas na elaboração deste trabalho de campo para estudantes vestibulandos. A pesquisa resulta numa noção proximal entre a aula-campo e a análise espaço-temporal, de forma a permitir ao aluno uma experiência de aula de Geografia fora da sala dept_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectAula-Campopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectAnálise espacialpt_BR
dc.titleO conceito de paisagem a partir de uma aula-campo em Olinda/PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6021287176557902pt_BR
dc.description.abstractxCe travail vise à souligner l'importance du paysage pour l'enseignement de la géographie. Par conséquent, la classe de terrain apparaît comme une méthode indispensable pour l'enseignement de la géographie. Ainsi, la recherche a été menée selon une approche qualitative à caractère exploratoire, qui a permis d'inclure le chercheur dans l'enquête, tantôt en tant que collaborateur, tantôt en tant qu'interlocuteur. Ainsi, une revue littéraire a été réalisée, qui visait à approfondir l'historicité du concept de paysage, jusqu'à la compréhension actuelle de la science géographique, ainsi que l'analyse des éléments qui sous-tendent le travail de l'enseignant: le BNCC, les PCN et le manuel. Enfin, une classe de terrain a été réalisée afin d'identifier, in loco, les particularités et les méthodologies appliquées dans l'élaboration de ce travail de terrain pour les étudiants passant des examens d'entrée. La recherche aboutit à une notion proximale entre le terrain-classe et l'analyse spatio-temporelle, afin de permettrept_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Davi Rocha de Barros.pdf2,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons