Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5822
Título: Desenvolvimento Enxuto de Produto: Um modelo de integração entre engenharia simultânea e co-design
Autor(es): SANDES, Alexandre Carlos
Palavras-chave: Sistema de Produção; Co-design
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carlos Sandes, Alexandre; Ghinato, Paulo. Desenvolvimento Enxuto de Produto: Um modelo de integração entre engenharia simultânea e co-design. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A tentativa de lançar produtos novos no mercado o mais breve possível e anteriormente à concorrência, com um alto nível de qualidade e a um custo baixo, faz com que as empresas busquem aperfeiçoar o processo de desenvolvimento de seus produtos, para que se tornem cada vez mais competitivas nestes parâmetros de desempenho. Para tanto, torna-se necessário o entendimento e a aplicação dos princípios do Sistema de Produção Enxuta, desenvolvido na Toyota Motor Co., que aspira a total eliminação das perdas existentes em todo o sistema, assim como o uso de metodologias enxutas, que ajudem as empresas a atingir suas metas e obter vantagem competitiva a partir do processo de desenvolvimento de seus produtos. Enfatize-se o uso de ferramentas importantes, como a engenharia simultânea e o co-design, que integram a estrutura do desenvolvimento de produto, fazendo com que seu lead time seja sensivelmente reduzido. Neste trabalho apresenta-se e discute-se, a partir de um estudo de caso conduzido em uma indústria calçadista nacional, o processo tradicional de desenvolvimento de produto, que caracteriza as indústrias manufatureiras em geral. A partir da análise e identificação das principais fases e pontos críticos do processo tradicional de desenvolvimento de produto e de uma pesquisa bibliográfica focada na identificação do estado-da-arte na engenharia e desenvolvimento de produto, esta pesquisa apresenta um modelo geral de desenvolvimento de produto que combina os conceitos fundamentais e práticas do processo de desenvolvimento ("lean development") aplicado pela Toyota Motor Company com a abordagem da "engenharia simultânea" e "co-design"
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5822
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7378_1.pdf563,78 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.