Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58215

Compartilhe esta página

Título: Uma análise da estrutura da controladoria de municípios com mais de 50 mil habitantes dos estados do Maranhão, Piauí e Sergipe a partir dos seus respectivos sites e portais de transparência
Autor(es): FENELON, Evelyn Caroline Silva de Andrade
Palavras-chave: Recursos Públicos; Controladoria; Controladoria pública; Contabilidade; Funções da Controladoria
Data do documento: 23-Set-2024
Citação: FENELON, Evelyn Caroline Silva de Andrade. Uma análise da estrutura da controladoria de municípios com mais de 50 mil habitantes dos estados do Maranhão, Piauí e Sergipe a partir dos seus respectivos sites e portais de transparência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Controladoria e suas atribuições têm se mostrado de grande importância para o gestor público, contribuindo para organização e tomada de decisões dentro da esfera pública, proporcionando uma gestão mais eficaz e eficiente dos recursos. Mas, para que isso ocorra dentro dos municípios, é preciso que as macrofunções e funções da Controladoria sejam constantemente bem desempenhadas. Posto isso, faz-se importante pesquisar como 34 prefeituras do Estado do Maranhão, Piauí e Sergipe estão performando em relação à execução da Controladoria. Para tanto, foram selecionados os municípios com mais de 50 mil habitantes de cada Estado. Foram realizadas pesquisas documentais com base nos principais portais digitais do executivo municipal, que são o site da prefeitura e o portal de transparência. Embora as limitações informacionais tenham sido presentes em muitos momentos desta pesquisa, foi possível coletar dados importantes, trabalhá-los e extrair informações. Destaca-se que dentre os municípios analisados, todos apresentaram, ao menos, 02 funções, mas nenhum conseguiu contemplar as 9 abordadas na Literatura utilizada, diferentemente das macrofunções que foram contempladas, integralmente, por Caxias, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal e Barreirinhas, todos municípios do Maranhão. Teresina (PI) foi a única capital que não apresentou dados em seus portais digitais quanto à sua controladoria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58215
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Evelyn Caroline Silva de Andrade Fenelon.pdf434,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons