Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58196

Compartilhe esta página

Título: Contribuição para o estado da arte sobre uma análise de estudos da evasão escolar: Um olhar a partir da educação física no ensino médio
Autor(es): SILVA, Matheus Vicente de Lira
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Evasão Escolar; Ensino Médio
Data do documento: 23-Set-2024
Citação: SILVA, Matheus Vicente de Lira. Contribuição para o estado da arte sobre uma análise de estudos da evasão escolar: Um olhar a partir da educação física no ensino médio. 2024. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar como os estudos publicados exploram a evasão escolar em relação à Educação Física, com foco na realidade do Ensino Médio. A pesquisa foi orientada por três objetivos específicos: identificar os referenciais teóricos mais evidenciados entre os estudos que discutem a relação da Educação Física e a evasão escolar; analisar as causas e as consequências da evasão na formação dos sujeitos; e identificar as estratégias didáticas apontadas pelos estudos que possam contribuir para a atuação do professor. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, utilizando uma metodologia qualitativa e descritiva com buscas em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE - CAV. Os critérios de inclusão dos estudos abrangeram publicações dos últimos cinco anos, focando em artigos que abordam a relação entre Educação Física Escolar e evasão escolar no Ensino Médio. Foram excluídos estudos com mais de cinco anos e que não estavam diretamente relacionados ao tema. A análise dos dados identificou práticas pedagógicas e estratégias que podem ser adotadas pelos professores de Educação Física para minimizar a evasão escolar, oferecendo uma contribuição significativa ao campo educacional e destacando as lacunas existentes na literatura sobre o tema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58196
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Matheus Vicente de Lira Silva.pdf819,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons