Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58196
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARRETO, Magna Sales | - |
dc.contributor.author | SILVA, Matheus Vicente de Lira | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T18:32:55Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22T18:32:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Matheus Vicente de Lira. Contribuição para o estado da arte sobre uma análise de estudos da evasão escolar: Um olhar a partir da educação física no ensino médio. 2024. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58196 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar como os estudos publicados exploram a evasão escolar em relação à Educação Física, com foco na realidade do Ensino Médio. A pesquisa foi orientada por três objetivos específicos: identificar os referenciais teóricos mais evidenciados entre os estudos que discutem a relação da Educação Física e a evasão escolar; analisar as causas e as consequências da evasão na formação dos sujeitos; e identificar as estratégias didáticas apontadas pelos estudos que possam contribuir para a atuação do professor. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, utilizando uma metodologia qualitativa e descritiva com buscas em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE - CAV. Os critérios de inclusão dos estudos abrangeram publicações dos últimos cinco anos, focando em artigos que abordam a relação entre Educação Física Escolar e evasão escolar no Ensino Médio. Foram excluídos estudos com mais de cinco anos e que não estavam diretamente relacionados ao tema. A análise dos dados identificou práticas pedagógicas e estratégias que podem ser adotadas pelos professores de Educação Física para minimizar a evasão escolar, oferecendo uma contribuição significativa ao campo educacional e destacando as lacunas existentes na literatura sobre o tema. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Contribuição para o estado da arte sobre uma análise de estudos da evasão escolar: Um olhar a partir da educação física no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1024389195714518 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8057833878410343 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to analyze how published studies explore school dropout in relation to Physical Education, focusing on the reality of High School. The research was guided by three specific objectives: to identify the most prominent theoretical frameworks among studies that discuss the relationship between Physical Education and school dropout; to analyze the causes and consequences of dropout in the formation of individuals; and to identify the didactic strategies suggested by the studies that could contribute to the teacher's work. To achieve this, a bibliographic review was conducted using a qualitative and descriptive methodology, with searches in databases such as Google Scholar, SciELO, and Physical Education Undergraduate Thesis from UFPE - CAV. The inclusion criteria for the studies covered publications from the last five years, focusing on articles that address the relationship between School Physical Education and school dropout in High School. Studies older than five years and those not directly related to the topic were excluded. The data analysis identified pedagogical practices and strategies that Physical Education teachers can adopt to minimize school dropout, providing a significant contribution to the educational field and highlighting gaps in the existing literature on the subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Matheus Vicente de Lira Silva.pdf | 819,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons